Início / Exercises / Porque deves treinar pernas?

Porque deves treinar pernas?

Na minha opinião esta é uma não questão nos dias de hoje. Assim como deves treinar os abdominais ou os bíceps também o deverias fazer com os membros inferiores.

Durante alguns anos assistimos uma obsessão, por parte dos homens, principalmente, em treinar a parte superior do seu corpo. No entanto, segundo a minha óptica, isso tem vindo a mudar nos últimos anos.

Treinar pernas é imperativo para quem quer ter um físico esteticamente harmonioso. Ninguém gosta de ver um corpo extremamente desenvolvido na parte superior e subdesenvolvido nos membros inferiores. Portanto, a estética é o primeiro fator pelo qual deves treinar pernas.

pexels-scott-webb-136404

Outro factor de grande relevância é o facto de que pernas bem treinadas têm a capacidade de te ajudar noutros exercícios no ginásio, como o bench press ou o overhead press. É verdade, para desenvolveres força em movimentos multiarticulares como estes precisas de ter uma base estável e que possibilite a transmissão de força. Aí tens outro ponto a ter em conta quando pensares em faltar ao treino de pernas.

Já agora, sabias que os músculos do teu trem inferior são uns dos maiores do teu corpo? E que ao treiná-los estás a induzir um grande stress ao teu organismo que te poderá ajudar tanto a perder peso como a aumentar massa muscular? Devido a esse grande stress, existe uma maior produção de algumas hormonas no teu organismo que são responsáveis pelo anabolismo, o que te poderá dar jeito se tens como objetivo aumentar a massa muscular ou perder massa gorda.

pexels-photo-2261477

O treino de pernas é também, normalmente, um treino muito exigente e que coloca um grande stress metabólico no teu organismo que te ajudará a queimar mais calorias e a possivelmente perder peso.

Se todos estes pontos não te convenceram, pensa que não podes treinar “peito” ou “braços” todos os dias até à exaustão! Desta forma seria benéfico para ti se durante o descanso dos teus membros superiores encaixasses um treino de pernas, de forma a possibilitares uma boa recuperação da parte superior do corpo.

pexels-photo-3766217

Num derradeiro esforço para te convencer a não esquecer o treino de pernas, deixa-me dizer-te que alguns estudos apontam para que um treino de pernas te ajude a ganhar massa muscular nos músculos da parte de cima do teu corpo, já o contrário não é bem assim.

Dito isto, espero mesmo que consideres o treino de pernas como parte integrante e muito importante na tua rotina de treinos. Tu e o teu treino vão agradecer-me no futuro.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Tiago Sousa

Tiago Sousa
Tiago Sousa é licenciado em Educação Física e Desporto, Personal Trainer e Crossfit L1 Trainer. É ex-nadador de competição e tem a sua empresa de treino outdoor. Tem como objetivo trazer mais ciência à sua área ajudando, assim, as pessoas a atingir os seus objetivos de forma segura.

Ver também...

Individual or group training

Treino individual vs treino em grupo: qual o melhor para ti?

A prática de exercício é, cada vez mais, uma tendência. É de destacar as diversas ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *