Início / Suplementos / L-Carnitina: os vários tipos e os seus benefícios

L-Carnitina: os vários tipos e os seus benefícios

l-carnitina

A L-Carnitina é utilizada por atletas há bastante tempo como suplemento dietético para perda de peso e definição muscular com muito sucesso. Contudo, continuam a subsistir algumas dúvidas em relação aos diferentes tipos que existem.

Resumidamente, é um composto derivado do aminoácido Lisina, que é necessário para o transporte de ácidos gordos na mitocôndria para a criação de energia. Por norma o nosso corpo possui a capacidade de criar a quantidade de necessária para esse efeito, porém pode não ser o caso de algumas pessoas e daí a sua necessária suplementação.

Este suplemento tem sido igualmente usado para outros fins para além da perda de peso e performance atlética, nomeadamente para saúde cardiovascular e cerebral/nervosa. Estudos mostram que doenças cardíacas como a angina ou insuficiência cardíaca têm sido postas à prova através da sua suplementação, como meio de prevenção e redução de sintomas das mesmas.

Posto isto, ao olharmos para uma embalagem, o aspeto que mais saltará à vista será a quantidade do composto que inclui. Olhemos para o caso da L-Carnitina 4000 Zumub como exemplo, que na sua composição possui 4000 mg por ampola de L-Carnitina Base. É neste aspeto que gostaríamos de focar a nossa atenção: nem todas as L-Carnitinas são iguais em composição e portanto terão mais ou menos vantagens consoante a nossa atividade física.

Best-seller: Comprimidos de L-Carnitina – Ajuda no controle e perda de peso – Comprar

L-Carnitina Base

Esta é a forma base, e mais concentrada. Uma vez que é um composto instável, é pouco utilizada, sendo mais comum utilizar-se os seus derivados, na forma de L-carnitina Tártaro, Acetil-L-Carnitina ou L-Carnitina Fumarato, entre outras.

L-Carnitina Tártato

A L-Carnitina L-Tártato, tal como a versão base, é normalmente usada para o desempenho físico e perda de gordura. O L-Tártato é um sal utilizado como aditivo em alguns suplementos de saúde para facilitar a absorção de outra substancia. É referido que ao combinar a L-Carnitina com L-Tártato ou L-Tartarato, o corpo absorverá mais eficazmente a primeira.

A versão Tártato tem sido igualmente proposta como uma forma mais eficaz que a L-Carnitina comum (base) para a recuperação e na ajuda ao equilíbrio hormonal. Esta promove um equilíbrio hormonal apropriado ao melhorar a atividade dos recetores celulares dos andrógenos. A sua capacidade de promover a recuperação do exercício de alta intensidade converte-o numa poderosa ferramenta tanto como ajuda para os treinos como para a perda de gordura.

Este tipo de L-Carnitina é aconselhável para quem pratica desportos de resistência ou de longa duração como aeróbica, desportos de equipa, ciclistas, etc.

Acetil-L-Carnitina

A Acetil-L-Carnitina é usada de uma forma mais comum para melhoria cognitiva, diminuição do stress mas também na ajuda do metabolismo da gordura.

É uma substância natural encontrada nas células do corpo e ao longo do sistema nervoso central, desempenhando um papel no metabolismo do sistema nervoso central e na síntese de acetilcolina, um neurotransmissor importante. Pode passar livremente da corrente sanguínea para o cérebro, tendo uma melhor penetração nos tecidos do cérebro e do sistema nervoso do que qualquer tipo de carnitina.

Em conclusão verifica sempre a composição da L-Carnitina que pretendes adquirir de forma a poderes tirar o maior proveito da mesma. Recordamos também que esta poderá ser adquirida em estado líquido, em ampolas ou cápsulas.

E então, o artigo esclareceu as tuas dúvidas? Deixa-nos o teu feedback nos comentários.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Zumub.com

Zumub.com
A Zumub.com dispõe da maior seleção de suplementos ao mais baixo preço na Europa com mais de 8000 produtos diferentes. Envios grátis e opções de entrega em 24/48h para todos os países da UE.

Ver também...

minerals and vitamins - fight fatigue

Vitaminas & minerais para combater a fadiga e o cansaço

A fadiga é um conceito muito comum e que pode ser influenciada ou determinada por ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.