Início / Nutrição / 5 snacks saudáveis para comeres sem sentires culpa

5 snacks saudáveis para comeres sem sentires culpa

As opções de snacks que temos à nossa disposição, seja em cafés, bares ou nos supermercados, nem sempre se enquadram nas melhores opções para se conseguir manter um estilo de vida saudável.

Uma estratégia para que consigas evitar comer essas opções pouco saudáveis mas, ainda assim, poderes saciar a tua fome e satisfazer os teus desejos, é levares contigo, para onde quer que vás, os teus próprios snacks.

No artigo de hoje vou ensinar a preparar receitas de snacks saudáveis que poderás levar para onde quiseres. São muito simples e rápidas de preparar. Experimenta já!

Receitas de snacks saudáveis

A preparação de snacks saudáveis passa pela utilização de ingredientes que sejam o mais naturais possível, pouco transformados e que mantenham ao máximo o seu sabor e propriedades originais.

Os melhores ingredientes para fazer snacks saudáveis são, simplesmente, alimentos que sejam saudáveis.

Por exemplo:

  • Todo o tipo de sementes: chia, linhaça, abóbora, sésamo, entre outras. São ricas em minerais, fibra e são uma fonte de gorduras boas.
  • Todo o tipo de aveia, seja em forma de flocos ou em farinha com sabores. Especialmente a farinha de aveia, com a qual podes fazer muitas receitas: bolachas, bolos, biscoitos, barras, etc. É rica em fibra, proteína e tem um efeito saciante.
  • Gorduras saudáveis como o óleo de coco e o azeite.
  • Frutos secos, como nozes ou amêndoas. São ricos em proteína, minerais, vitaminas e gorduras insaturadas.
  • Vegetais: são ricos em vitaminas, minerais e fibra e têm poucas calorias.

Porque é que estes alimentos são saudáveis?

Porque são, principalmente, alimentos não processados, alimentos que contêm pouca quantidade de açúcar, não contêm gorduras hidrogenizadas e têm uma infinidade de benefícios para a saúde, como melhorar ou manter o sistema imunitário saudável, por exemplo.

Receitas

Palitos crocantes de cenoura

cenouras

Ingredientes

Necessitarás, apenas, cenouras – a quantidade que quiseres – e especiarias a gosto. A minha recomendação é pimenta, manjericão, alho em pó e sal.

Modo de preparação

  1. Lavar e descascar as cenouras, retirar os dois extremos das cenouras para os deixar mais quadrados e cortá-las de forma alargada em forma de palitos.
  1. Quando estiverem todas cortadas podes colocá-las no forno a 180°C durante 5-10 minutos, de acordo com o forno e o gosto de cada pessoa – se gostam mais suaves ou mais tostadas.

Uma recomendação: quando já estiverem prontas, adicionar um fio de azeite por cima para lhes dar mais nutrientes, mais sabor e mais suculência.

Os benefícios da cenoura são: para além de melhorar a visão (porque é rica em vitamina A, uma vitamina muito importante para manter uma visão normal) é rica em potássio, ferro e cálcio e ajuda-te a controlar problemas digestivos porque é rica em fibra.

Pipocas Fit (sem gordura)

pipocas

Ingredientes

Um pacote de milho sem sal e açúcares adicionados e sem conservantes.

Estas quantidades são para 2 pessoas.

Modo de preparação

  1. Deitar 10 colheres de sopa de milho numa taça. Por cada colher de milho, deitar outra colher de sopa de água na taça e, seguidamente, deitar sal marinho iodado a gosto.
  1. De seguida, colocar película aderente para tapar completamente a taça, que deve estar bem presa para que as pipocas não “escapem”.

Fazer vários buracos na película para que não fique o ar todo lá dentro.

  1. Colocar no microondas 3 a 5 minutos na máxima potência e pronto!

Recomendação: se não gostas das pipocas salgadas, fá-las sem sal e, no final, quando estiverem prontas, podes adicionar stevia ou charope de chocolate fitness, manteiga de amendoim ou  manteiga de amêndoa.

Bolachas saudáveis

bolachas de aveia

Ingredientes

Vais precisar:

1 ovo

50g de farinha de aveia do sabor de que mais gostas

5g de fermento

Uma colher de óleo de coco

Modo de preparação

  1. Bater um pouco o ovo com um garfo.
  1. Numa taça, colocar a farinha de aveia e o fermento e misturar bem.
  1. Misturar com o garfo a farinha e o ovo e incorporar o óleo de coco, previamente derretido no microondas durante 10 segundos.
  1. No tabuleiro do forno, moldar as bolachas (não muito grossas). Em cima, podes adicionar bocados de chocolate puro e colocar no forno 15-20 minutos a 180°C.

Barras fitness

barras de proteína

Ingredientes

10 tâmaras

60 ml de água

1 scoop de proteína whey do sabor que quiseres

200g de farinha de aveia

1 colher de cacau puro em pó

2 colheres de mel puro

1 colher pequena de extrato de baunilha

Para a cobertura

85g de chips de chocolate amargo para derreter

½ colher de óleo de coco neutro

1 punhado de amêndoas

1 punhado de sementes de abóbora

Modo de preparação

  1. Numa taça, misturar todos os ingredientes (menos os da cobertura). Vai formar-se uma massa pastosa.
  1. Colocar a massa num molde retangular de silicone para barras. Deves apertar bem a massa com a mão para que fiquei bem compacto.
  1. Colocar no forno entre 10 e 15 minutos a 180°C.
  1. Assim que as barras arrefecerem, colocar a cobertura numa taça com o óleo de coco e colocar 30 segundos no microondas para derreter. Adicionar às barras para lhes dar um sabor espetacular.

Bolachas de arroz

bolachas de arroz

Este é o snack mais simples e rápido de preparar, já que não necessitas de cozinhá-lo nem de esperar que esteja ponto.

A estas bolachas podem adicionar-se todo o tipo de alimentos saudáveis, mas vou dar-te uma ideia: podes adicionar manteiga de amendoim, rodelas de maçã e sementes de chia. Experimenta, vais gostar.

Com estas ideias terás à tua disposição snacks saudáveis, saborosos e fáceis de preparar que podes levar contigo para qualquer lado – sem necessidade de comprometer a tua dieta para satisfazeres os teus desejos!

Todas as receitas de snacks anteriormente apresentadas estão desenhadas tanto para desportistas, como para todo o tipo de pessoas que querem cuidar da sua linha, por isso, têm todos os nutrientes necessários para uma vida ativa e saudável.

Prova-as e partilha a tua experiência nos comentários!

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Pedro Giner

Pedro Giner
Pedro é graduado em Nutrição Geral e Nutrição Desportiva. Trabalha diariamente para melhorar a saúde e o nível de fitness de quem o procura. E é isso que ele tenta fazer com cada palavra que escreve, inspirar e guiar os outros a adotarem um estilo de vida mais saudável.

Ver também...

Strawberry ice cream

Receitas de sobremesas saudáveis, doces e frescas

É hora de ficar em casa e chega a vontade de saborear algo doce. O ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *