Início / Sem categoria / Quais os Melhores Alimentos Anti-Stress?

Quais os Melhores Alimentos Anti-Stress?

Atualmente a alimentação é vista não só por ser o meio para atingir as nossas necessidades energéticas diárias, como também por ser uma fonte de prazer e bem-estar. Muitas vezes é associada a momentos de convívio entre amigos ou familiares ou mesmo vista como um “escape” ao stress emocional e tensão do dia a dia a que estamos sujeitos. Estas últimas situações podem promover o aumento ou diminuição do apetite nestes momentos, sendo crucial avaliar os hábitos alimentares e as suas alterações em períodos de maior stress.
Neste sentido, a forma como nos alimentamos pode ser influenciada pelo estado emocional que estamos a passar em determinado momento.

A Serotonina é um neurotransmissor com elevada influência no nosso estado emocional. Quando os seus níveis estão adequados proporciona uma sensação de bem-estar e calma e quando se encontra baixa causa sintomas de mau humor, irritabilidade, insónias, apetite descontrolado (sobretudo por aqueles que nos fornecem mais energia, como os doces) podendo ainda evoluir, casos graves, para sintomatologia depressiva.
Ela interfere diretamente no controlo da fome e saciedade e os seus níveis são dependentes da ingestão de alimentos ricos em Triptofano.

Existe evidência que o stress e ansiedade estão diretamente associados com o apetite e sensação de fome, proporcionando uma maior probabilidade de ingestão de alimentos menos “saudáveis”, ricos em açúcar e gorduras, durante esses períodos.

Quais são os principais alimentos aliados ao controle do stress e ansiedade?

  • Aveia – Além de possuir Triptofano na sua composição nutricional, este cereal possui um puder saciante bastante elevado,o que irá proporcionar mais conforto gástrico no momento de maior ansiedade evitando uma ingestão alimentar descontrolada
  • Bananas – Com Tiptofano na sua composição permite auxiliar nos momentos em que “apetece um doce”, saciando de forma saudável
  • Citrinos e Frutos Vermelhos – Frutas como a laranja ou os mirtilos são fontes de vitamina C e antioxidantes. Estes compostos auxiliam na imunidade e controle dos níveis de Cortisol,uma hormona também alterada em períodos de stress.
  • Espargos – Ricos em ácido fólico, vitamina (B9), que sofre diminuição dos seus valores quando estamos perante uma situação de depressão e desgaste emocional.
  • Chá – É sempre uma boa opção, tanto com este objectivo,como também por auxiliar na hidratação. Os chás mais recomendados para acalmar são: Chá de Camomila, Tília e Valderiana

Mesmo havendo alimentos que parecem ajudar o stress e ansiedade estão elevados, a verdade é que ter uma alimentação equilibrada e praticar desporto é sem dúvida a melhor estratégia a adotar. Privilegiar a ingestão de alimentos de todos os grupos e consumir alimentos de forma pausada e em ambientes tranquilos é sem dúvida a atitude que mais irá auxiliar nesse controle.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Silvia Coelho

Silvia Coelho
Licenciada em Dietética e Nutrição com especialização em Nutrição Desportiva, exerce a sua atividade laboral essencialmente em ginásios e centros de treino personalizado. Tem larga experiência no acompanhamento de atletas de elite e recreativos de todas as faixas etárias. Nome profissional e o n° da cédula: Sílvia Costa Coelho 3756N

Ver também...

Jejum Intermitente: O que é e quais os benefícios que nos pode trazer

Cada vez mais existem estratégias nutricionais com o objetivo de proporcionar uma mais fácil perda ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *