Início / Suplementos / Prepara o teu corpo para o Inverno: os melhores suplementos

Prepara o teu corpo para o Inverno: os melhores suplementos

Prepara-te para o inverno!

prepara-te para o inverno

Com a chegada do inverno chegam, normalmente, as temperaturas mais baixas.

E, com o chegar do frio, o nosso corpo está mais exposto e sensível.  Ele pode sofrer alterações a vários níveis, quer em termos metabólicos, quer em termos fisiológicos ou outros.

Quando se aproxima esta época, e à medida que as temperaturas vão diminuindo, devemos preparar bem o nosso corpo.

Mas de que forma?

Tendo uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, usar roupa adequada e manter bons níveis de hidratação.

Mas será que é o suficiente para mantermos o nosso corpo saudável e longe das epidemias do inverno?

Os suplementos podem ser uma boa forma de ajudar a fortalecer o nosso corpo durante esta fase.

Aqui, vais poder ficar a conhecer alguns dos principais efeitos que o inverno tem no nosso corpo e uma seleção de suplementos para o inverno!

Alterações que o nosso corpo pode sofrer durante o inverno

As alterações que o corpo sofre podem ser de origem metabólica ou fisiológica, mas também emocional.

Relativamente ao metabolismo, este tende a ficar ligeiramente mais acelerado.

Mas porquê?

Porque com o frio o corpo requer um maior esforço para conseguir manter a sua temperatura ideal (36 a 37ºC), recorrendo à contração muscular.

Como consequência metabólica, a fome tende a aumentar de modo a compensar o gasto energético efetuado.

No entanto, tal como em todas as outras estações do ano, a alimentação deve ser balanceada, privilegiando, nesta altura, a ingestão de alimentos quentes, reconfortantes e nutritivos, tais como a sopa, as papas de aveia, o chá e os frutos secos.

Em termos físicos, ainda existem outras consequências adjacentes ao inverno, como por exemplo:

  • Lábios gretados
  • Dores articulares
  • Pele seca
  • Constipações

Ao nível emocional também surgem alterações como:

  • Sensação de tristeza
  • Melancolia
  • Depressão
  • Alterações de humor

Isto pode surgir, porque em algumas pessoas, os dias curtos, frios e cinzentos provocam sentimento de refúgio e angústia, acabando por potenciar a falta de energia e a boa disposição.

A mudança de estações do ano é um dos motivos para o aparecimento de depressões. De acordo com o National Institute of Mental Health, existe mesmo um nome para este problema: Seasonal Affective Disorder.

“(…) é um tipo de depressão que vem com as estações, começando, normalmente, no final do outono e no início do Inverno e que desaparece durante o verão ou a primavera.”

Uma forma de combater as alterações emocionais é através da prática de exercício físico que, para além de todos os benefícios físicos, está provada como sendo fundamental para a melhoria da boa disposição.

Para combater estas mudanças, ter uma boa alimentação, hidratação e praticar exercício regularmente e de forma cuidada é importante, mas, a suplementação também poderá trazer vários benefícios, quer na prevenção, quer na atenuação das consequências sazonais decorrentes.

Vê alguns exemplos de suplementos que podem ajudar durante esta época do ano!

Exemplos de suplementos para o inverno

variedade de suplementos

Alguns exemplos de suplementos que, pelas suas caraterísticas, se tornam uma grande ajuda nesta época do ano são: vitamina D, vitamina C, colagénio, triptofano e chá verde.

Vitamina D

A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes do conjunto de vitaminas de que o nosso corpo precisa para garantir o seu bom funcionamento.

É bastante comum existir pessoas com deficiência desta vitamina, sobretudo pessoas com a pele mais escura (cuja pigmentação reduz a produção de vitamina D) ou pessoas que não têm muito contacto com o sol, como pessoas que vivem em países mais a norte.

De acordo com um artigo de Harvard,

“Mundialmente, estima-se que mil milhões de pessoas tem níveis inadequados de vitamina D no seu sangue e podem ser encontradas deficiências em todas as etnias e grupos etários.”

É uma vitamina fundamental para a manutenção de um sistema imunitário saudável e é importante para a manutenção dos níveis de fósforo e cálcio adequados, tendo uma influência direta na formação e manutenção dos ossos.

Além disso, ela influencia a função muscular, sendo importante, também, para os atletas.

A vitamina D pode ser encontrada nalguns alimentos e pode ser ingerida como colecalciferol (vitamina D3) ou ergocalciferol (vitamina D2) mas ela é, sobretudo, sintetizada com a ajuda da luz solar, através dos raios ultravioleta.

Face à diminuição da exposição solar (que acontece, essencialmente, nesta altura do ano) e ao quotidiano agitado, é extremamente importante não sofrer de carências a este nível, sendo os idosos e as crianças os principais grupos de risco.

Colagénio

O colagénio é uma proteína cuja função consiste em tornar firmes diversas estruturas do corpo, tais como a pele (que é, também, afetada durante o inverno), as cartilagens e os ossos.

Segundo um estudo de Porfirio e Fanaro , a suplementação de colagénio aumenta a densidade mineral óssea, protege as cartilagens e alivia a dor, destacando-se a sua importância na osteoporose e osteoartrite, sendo também útil no inverno.

As dores nas articulações, são comuns durante esta altura do ano.

De acordo com Mcbeth, um especialista em investigação da dor:

“Temperaturas mais frias podem encolher os tecidos nas nossas articulações, como nos joelhos ou na anca, o que pode fazer com que eles puxem as extremidades nervosas e causem dor nas articulações.”

Vitamina C

Quando se ouve falar no inverno e na importância das vitaminas, a vitamina C é, talvez, aquela que nos vem primeiro à cabeça.

Um dos principais motivos e segundo vários estudos, é o facto de ela poder ajudar a prevenir constipações, que são muito comuns nesta altura do ano.

Além disso, ela possui outras funções, como o fortalecimento do sistema imunitário.

Segundo o artigo “Out in the cold”

“(…) existe também evidência de que a exposição a temperaturas mais frias afeta o sistema imunitário, então, as oportunidades de infeção aumentam.”

Ela é, também, fornecedora de componentes de rejuvenescimento da pele, é importante para a absorção do ferro, para a formação de colagénio, influenciado, por isso, o funcionamento das cartilagens, ossos e articulações e tem uma função antioxidante, que ajuda a combater a formação de radicais livres responsáveis por danificar o tecido celular e que são produzidos, também, durante o exercício físico.

Por falar em exercício físico, a vitamina C é essencial para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e fadiga.

Além disso, ela influencia a nossa função mental, uma vez que contribui para o normal funcionamento dos sistemas nervoso e psicológico.

A vitamina C obtém-se facilmente através de alimentos. Os citrinos, kiwi, morango e brócolos são bons exemplos de recursos de vitamina C.

No entanto, por vezes, a alimentação rápida e descuidada, conduz a uma carência desta vitamina e, nesse sentido, é importante a suplementação.

Triptofano

É um aminoácido essencial (que deve ser consumido através da dieta), que é necessário para a produção de serotonina (neurotransmissor que influencia várias funções psicológicas e que influencia a sensação de bem-estar).

A sua ligação com estados de ansiedade, tristeza e fome está comprovada.

Por isso, a suplementação de triptofano pode ser útil para indivíduos com maior tendência a depressões, crises de ansiedade e fome descontrolada, algo que pode acontecer durante o inverno.

Chá verde

Chá combina na perfeição com inverno.

Ele é uma boa forma de manter o nosso corpo quente e, ao mesmo tempo, saudável.

Um bom exemplo de chá que pode ser tomado nesta altura é o chá verde.

Que propriedades distinguem o chá verde dos outros?

Ele é rico em polifenóis, com destaque para as catequinas, que, por sua vez estão estudadas como sendo importantes para a diminuição do apetite e da gordura corporal, fortalecem o sistema imunitário e podem ajudar na prevenção de outras doenças.

O chá verde é, ainda, rico em cafeína, um importante ingrediente para ajudar a aumentar os níveis de energia, algo que pode ser afetado durante esta altura do ano.

Podes consultar mais opções de chás na Zumub.

Outros cuidados – Outros suplementos

Ainda existem outros cuidados que se deverá ter com o corpo, mais propriamente com a pele, que é bastante afetada pelo frio, como:

  • Hidratação dos lábios
  • Creme no corpo e mãos

suplementos para o inverno

Em conclusão

Tem atenção ao teu corpo e protege-o da melhor forma.

Estes são apenas alguns exemplos de suplementos e de algumas coisas a que o teu corpo pode estar mais sensível durante esta altura do ano.

Não receies os suplementos alimentares que te poderão trazer inúmeros benefícios durante todo o ano e, para esclarecimentos mais personalizados, consulta um profissional de saúde.

Prevenir e proteger o nosso corpo com suplementação – a chave que faltava para ter um inverno tranquilo.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Liliana Silvestre

Liliana Silvestre
Liliana Silveste é nutricionista licenciada em dietética pela ESSLEI. Tem experiência profissional em vários ramos da nutrição e tem uma paixão por cozinha saudável. O seu objetivo é ajudar o máximo de pessoas possível a transformar o seu estilo de vida, ajudando-os a adotando hábitos mais saudáveis.

Ver também...

minerals and vitamins - fight fatigue

Vitaminas & minerais para combater a fadiga e o cansaço

A fadiga é um conceito muito comum e que pode ser influenciada ou determinada por ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.