Com o stress e a pressão constante de que somos continuamente afetados, é normal que não consigamos consumir todos os nutrientes de que precisamos.
Assim, as multivitaminas foram criadas. Multivitaminas são complexos de vitaminas e minerais essenciais para que todos os que não têm uma dieta totalmente equilibrada. São capazes de fornecer micronutrientes que as dietas da maioria das pessoas não incluem.
Os fatores envolvidos na escolha de multivitaminas são a idade, a atividade física, a dieta e o género sexual:
- Multivitaminas para homens: Um homem não precisa da mesma quantidade de ferro do que uma mulher, para homens, a dose diária recomendada é de 8 miligramas. Se comes carne regularmente, é provável que obtenhas esta quantidade na tua dieta. A maioria das vitaminas para homem têm pequenas quantidades de ferro. Contudo, contem ainda selénio extra (mineral) e vitamina E, que ajuda na prevenção de problemas da próstata.
- Multivitaminas para mulheres: Ao contrário dos homens, as mulheres precisam de ferro extra, devido à perda de minerais durante a menstruação, cerca de 18 miligramas por dia. Uma mulher que esteja na menopausa, normalmente irá precisar mais vitamina D no seu plano multivitamínico. O ácido fólico (vitamina B9) é importante para mulheres que pretendem engravidar, pois ajuda a prevenir certos defeitos no tubo neural, como a espinha bífida, por esta razão, muitos médicos recomendam que as mulheres tomem ácido fólico (vitamina B9) durante a fase reprodutiva (gravidez).
- Multivitaminas para crianças: Contrariamente ao que podes pensar, as crianças não precisam de grandes quantidades de vitaminas e minerais. A maioria das comidas para crianças já é enriquecida com vitaminas e minerais, logo, uma criança com uma dieta equilibrada, não tem grande necessidade de tomar multivitaminas. Contudo, a vitamina D é importante para o crescimento ósseo e é difícil de obter em quantidades suficientes através da dieta, esta é a razão pela qual a maioria dos suplementos vitamínicos para crianças contem grandes quantidades de vitamina D.
- Multivitaminas para vegetarianos e veganos: Os vegetarianos, provavelmente têm uma longa lista de vitaminas em minerais que não fazem parte da sua dieta diária. Ferro, magnésio, selénio, cálcio, Vitamina D, Zinco e Vitamina B12 são as vitaminas e minerais que normalmente faltam nas dietas de quem não consome carne, peixe e produtos derivados de leite. Assim, devem escolher um suplemento vitamínico que incorpore as vitaminas e minerais em falta.
- Multivitaminas para 60+: À medida que vamos envelhecendo, perdemos a habilidade de absorver certas vitaminas, minerais e nutrientes. A vitamina B12 é uma deles, assim, os multivitamínicos recomendados para pessoas que pertencem a este grupo etário devem conter grandes quantidades de vitamina B12. Apesar de grandes quantidades de ferro não serem recomendadas para este grupo etário, o multivitamínico devem ainda conter pequenas doses de ferro.
- Multivitaminas para atletas: Devido à enorme pressão física e psicológica, a perda de micronutrientes através do suor e do aumento da presença da quantidade de reações bioquímicas ao oxigênio, qualquer atleta deve tomar suplementos com vitaminas e minerais em conformidade com as recomendações para o seu sexo.
Português
Deutsch
English
Español
Français
Italiano
Nederlands
Blog Oficial Zumub.com Mantenha-se a par das novidades no mundo do Fitness, Nutrição e Suplementação. Artigos escritos por especialistas da Zumub e profissionais convidados. 
