Início / Treino / Por que é que as pessoas deixam de fazer exercício?

Por que é que as pessoas deixam de fazer exercício?

Para fazer exercício é fundamental que te sintas motivado, que tenhas força de vontade e que consigas manter o foco.

No entanto, manter a motivação e ter sempre força de vontade pode parecer difícil e até te pode levar a desistir de fazer exercício.

A monotonia dos treinos, a falta de tempo, as condições meteorológicas, são algumas das principais razões que te podem levar a desistir mais facilmente.

Para que isso não aconteça, neste artigo vou enumerar algumas das principais razões que podem levar as pessoas a deixar de fazer exercício e qual a solução para impedires que isso aconteça.

8 razões que podem levar as pessoas a deixar de fazer exercício

1. Falta de tempo ou dificuldade em organizar a agenda

tempo

É muito comum ouvir dizer “Tenho pouco tempo, não tenho tempo para ir treinar.”

Lembra-te que, em 24 horas, podes sempre tirar um tempo para ti. Faz do exercício uma das tuas prioridades e aproveita alguns dos seus benefícios.

O exercício pode:

  • Ajudar a controlar o peso
  • Melhorar a composição corporal
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Ajudar a controlar a ansiedade e a libertar o stress

Algumas dicas que podes seguir para encontrares tempo para treinar são: aproveitar a hora de almoço para fazer exercício, procurar ginásios perto de tua casa ou do teu trabalho/escola para não perderes tempo em deslocações, treinar em casa, caminhar mais…

Vê mais dicas no artigo do blog “Como encontrar tempo para treinar? As 10 melhores dicas.”

2. Condições Meteorológicas

É algo que não podemos controlar e, nalguns casos, pode afetar tanto a performance física como a motivação, sobretudo daqueles que treinam ao ar livre.

Mas o tempo não pode ser desculpa!

Podes, por exemplo, aproveitar para fazer um treino HIIT em casa. É bastante intenso e rápido: um treino HIIT de meia hora pode substituir um treino mais longo devido à intensidade que lhe está associada.

Fica com um exemplo de um treino para fazeres em casa ou noutro lugar: o WOZ

3. Condições financeiras

 

dinheiro

Nalguns casos e para algumas pessoas, o ginásio pode ser considerado um luxo, mas isso não te pode impedir de treinares e de manteres o foco.

Podes sempre ser criativo e aproveitar vários lugares para fazeres exercício longe do ginásio.

Vê um exemplo de um treino em circuito low cost.

Dica: experimenta fazer todos os dias agachamentos e aumentares 10 agachamentos por dia e vais ver o impacto que isso vai ter nos teus membros inferiores em pouco tempo.

4. Cansaço

cansaço

O cansaço é algo que vai, necessariamente, afetar a tua performance e contribuir para que não consigas ou que não tenhas vontade de fazer exercício.

Por exemplo, o aparecimento de dores musculares, sobretudo quando estás a iniciar a prática de exercício, é normal, mas não pode ser determinante para que desistas de tentar.

Para tentares reduzir o cansaço, há algumas coisas que podes pôr em prática:

  • Tentar reduzir a intensidade dos treinos
  • Ter uma alimentação melhor, evitando comida processada que te dá um boost de energia repentino, mas que se esgota rapidamente. Aposta nos carboidratos complexos, são melhores porque vão distribuindo a energia ao longo do dia

Tenta sempre apostar nestes 3 fatores importantes para o teu desenvolvimento e lembra-te! Não deves deixar que o teu corpo entre em overtraining (excesso de treino).

Os primeiros 15 dias não são fáceis e muitos ficam para trás, mas outros aguentam até ao fim. Sê um dos persistentes!

5. Farto de rotina

Cumpres o plano de treino que te prescreveram, mas, por vezes, ele não corresponde aos teus objetivos, não te mantém motivado e não vês resultados.

Caso já tenhas praticado exercício, podes sempre falar com o personal trainer que te prescreveu o treino e dizer-lhe o que gostas mais de fazer para ele adaptar o treino aos teus gostos.

Além disso, na internet, tens várias sugestões de exercícios e de planos de treino como as que podes encontrar neste artigo “How to Build your own workout routines – advice from a two-time Olympian”, e que te podem servir de inspiração. Discute-as e sugere-as com o teu personal trainer.

Outro problema associado à rotina é o temido plateau – quando deixas de evoluir e atinges o estado de plateau (um estado em que deixa de haver alterações após um período de progresso e atividade). Talvez esteja na altura de mudar os estímulos que estás a dar ao teu corpo. Revê o teu plano de treino e faz algumas alterações com a ajuda de um profissional.

Uma dica: vai sempre de acordo àquilo que pretendes e mantém o foco.

6. Falta de motivação

motivação

Como disse inicialmente, a falta de motivação é um dos principais motivos que pode levar as pessoas a desistir de fazer exercício.

Para combateres isso, podes sempre seguir alguns destes conselhos:

  • Treinar com amigos – de preferência com objetivos semelhantes aos teus para se apoiarem e motivarem mutuamente
  • Ir medindo o progresso através de avaliações periódicas – para saberes como o teu corpo está a reagir ao treino
  • Estabelecer objetivos realistas e específicos
  • Recompensar-te: se atingires os teus objetivos, para que tenhas orgulho em ti mesmo e que saibas que mereces aquilo que conseguiste

7. Falta de objetivos

definir objetivos

Ter objetivos é algo que te vai ajudar a não desistir, pois terás um motivo pelo qual lutar. Quanto mais realistas e específicos forem, mais fácil será avaliar o teu progresso.

Mesmo quando não estás a obter os resultados que desejas ou ao ritmo a que desejas, é mais fácil adaptares-te sabendo qual é o motivo pelo qual estás a esforçar-te.

Sem objetivos bem definidos, será mais difícil avaliar a tua performance e manter a motivação.

O meu conselho: foca-te, dedica-te e treina regularmente para conseguires ver e medir os resultados do teu esforço!

8. Demorar a atingir os resultados que desejas

Muitas vezes, o nosso corpo, na avaliação corporal, prega-nos partidas e dá-nos resultados que não esperávamos ter.

Não te desiludas porque, cada corpo é um corpo, e podes não conseguir agora, mas vais ver que o esforço vale a pena.

É fundamental ver onde estás a falhar, ou no treino ou na alimentação, e fazeres algumas alterações. Fala com os instrutores físicos ou profissionais de saúde e pede opiniões.

Pondera usar alguns suplementos, eles podem ajudar-te a acelerar os resultados do teu esforço. Consulta a oferta da Zumub.

Em resumo…

Existem várias razões que podem levar-te a desistir de fazer exercício, mas não desistas! Tenta sempre encontrar uma solução para aquilo que te está a levar a desistir.

Se estás ou já estiveste nesta situação, lembra-te sempre destas dicas e mantém o foco. Acredita que o esforço vale sempre a pena.

E a ti, o que te motiva?

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de David Silva

David Silva
David Silva é Personal Trainer e FIT e Life Coach. Usa a sua profissão para inspirar outras pessoas e levá-las a atingir os seus objetivos, seja no terreno, seja através da escrita. Tem como lema "missão de vida é missão cumprida".

Ver também...

workout plan

Plano de treino semanal: Programa completo e benefícios

Neste artigo irei apresentar-te um plano de treino de musculação + cárdio adequado a todos ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.