Início / Nutrição / Perda de peso: 5 mitos frequentes

Perda de peso: 5 mitos frequentes

Mitos sobre a Perda de Peso

Já pesquisaste milhares de informações sobre perda de peso e acabaste por encontrar demasiada informação contraditória? Este artigo vai ajudar-te a esclarecer as tuas dúvidas quanto aos principais mitos que correm pela internet.

Para começar, vamos deixar claro o que são os mitos e porque devemos evitá-los, e ainda como os diferenciar do resto da informação que nos rodeia no dia-a-dia.

Os mitos são crenças, conceitos ou procedimentos erróneos que não têm veracidade, e que apresentam pouco rigor científico e que foram transmitidos como “conhecimento popular”.

Abaixo iremos desenvolver cada um dos cinco mitos e a evidência científica que refutará estas “sabedorias populares”:

1. Quanto mais suamos, maior a perda de peso

Já sabemos que o aumento do estilo de vida sedentário e a baixa qualidade da dieta na sociedade levaram a um aumento na obesidade, que é das doenças metabólicas mais comuns e que tem como resultado problemas psicológicos (baixa autoestima) e sociais. Isto aumentou o interesse no “culto do corpo”, procurando perder peso através de exercício físico, agregado à crença de que quanto mais se sua, mais gordura se perde. Como? Praticando exercício com roupa muito grossa ou utilizando várias camadas com a intenção de gerar um aumento excessivo do calor humano.

Mas isto é completamente falso: o suor excessivo só provocará desidratação e causará cãibras durante o desporto (devido à falta de sódio e/ou iões de potássio). Em casos extremos, pode ocorrer hipertermia, devido ao aumento excessivo da temperatura corporal. A desidratação irá alterar significativamente as funções cardiovasculares, termorreguladoras, metabólicas e endócrinas. Assim, podemos considerar este tipo de práticas de perda de peso como falsas e muito perigosas para a saúde.

2. A ingestão de pós proteicos para transformar a gordura em músculo

Outro mito ou crença comum é acreditar que o simples fato de ingerir suplementos de proteína irá mudar a composição corporal de uma pessoa que continua sedentária e não altera os seus hábitos de vida. É uma crença falsa sobre suplementos proteicos, que não fazem magia e só providenciam o que os alimentos ricos em proteínas fornecem. Este mito é muito popular, especialmente em ginásios entre os principiantes que procuram por uma maneira rápida de alcançarem os seus objetivos sem terem que fazer muito exercício físico.

Os meios de comunicação e o interesse comercial têm contribuído imenso para espalhar esta ideia. Mas a hipertrofia não depende do consumo excessivo de proteína ou do uso de suplementos proteicos, mas sim da quantidade e da qualidade do funcionamento em conjunto com uma ingestão nutricional adequada.

3. Perder gordura localizada

Existem muitas pessoas que acreditam na possibilidade de se perder gordura em áreas corporais específicas, visto ser muito comum haver vídeos no Youtube que te dizem para executar exercícios abdominais para perder gordura e ficarem definidos. Este problema aumenta quando, após a execução dos exercícios, estas pessoas medem o diâmetro abdominal logo a seguir ao treino para verem se diminuiu. Fenómeno normal que ocorre devido à temperatura elevada naquela região devido ao exercício físico, produzindo uma redistribuição da gordura que regressa ao normal após algum tempo.

O fortalecimento do trabalho abdominal é essencial para aliviar as diferentes dores lombares devido ao seu efeito preventivo e profilático. Não é a opção mais indicada para a “perda de peso localizada”. Temos de clarificar que é completamente impossível de alcançar a perda de peso localizada porque a região de onde provêm os ácidos gordos, que servem como combustível durante o exercício físico, varia de acordo com fatores genéticos, morfológicos e hormonais. Assim, perde-se a gordura quando há uma grande quantidade acumulada e não existem exercícios para alcançar a perda de gordura numa região específica.

4. Restrições dietéticas extremas ou dietas milagrosas para perda de peso

Outra crença muito perigosa para a saúde das pessoas que acreditam que eliminar alimentos das dietas ou comer muito pouco são as melhores opções para alcançar o peso ideal quando é totalmente errado. Adicionalmente, muitas vezes eles combinam estas restrições rigorosas juntamente com a prática de algum desporto ou exercício físico, que podem estimular ainda mais o aparecimento de défices nutricionais.

Outra crença muito semelhante à anterior é a de se seguir dietas milagrosas, que esconde o interesse comercial ou o interesse ao promoverem as “pessoas populares”. Algumas são claramente prejudiciais à saúde e normalmente favorecem a recuperação rápida do peso perdido.

A restrição extrema ou eliminação de certos alimentos na dieta não irá condicionar favoravelmente a nossa composição corporal, é provável que percamos peso, mas também iremos perder qualidade nutricional na dieta e, como consequência, iremos perder qualidade na nossa saúde. Para alcançar uma perda de peso adequada devemos seguir um défice calórico, sempre guiados por um nutricionista, e complementar isso com a prática de exercício físico.

5. Quando comemos menos o nosso estômago diminui

Esta é outra crença totalmente falsa que é muito comum entre pessoas que fazem dietas para perder peso. Esta crença conduz à restrição de alimentos e à ingestão de quantidades mais pequenas do que as que são precisas para se obter os nutrientes necessários. Nem as mãos nem os olhos irão encolher se comermos menos, porque isso iria encolher o nosso estômago.

Bibliografía:

Zamora, S. & Pérez-Llamas, F. (2013). Errors and myths in feeding and nutrition: Impact on the problems of obesity. Nutrición hospitalaria, 28 (supl.5), 81-88. Podes ler o artigo completo aqui.

Miñarro, L. (2002). Mitos y falsas creencias de la práctica deportiva.1–10. Podes ler o artigo completo aqui.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Zumub.com

Zumub.com
Zumub.com

Ver também...

Aumentare massa muscolare

Ganhar Massa Muscular: 10 passos essenciais

Neste artigo vamos descrever uma série de passos a seguir ou fatores a ter em ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.