Início / Sem categoria / O que é a dieta flexível?

O que é a dieta flexível?

A dieta flexível é um conceito que tem como objetivo não restringir nenhum alimento e mesmo assim alcançar o objetivo, seja perder peso ou ganhar massa muscular.

Podemos dizer que esta dieta se baseia em fazer 80% da alimentação com alimentos saudáveis e guarda 20% para alguns extras mais calóricos.

No entanto, isso implica um conhecimento dos macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e lípidos), saber a que grupo pertence cada alimento e saber substituir de forma adequada, dando a possibilidade de incluir, por exemplo doces em substituição de um alimento desse grupo.

É de salientar que apesar desta dieta ter uma maior liberdade de escolhas, é importante manter a qualidade dos alimentos, ou seja não abusar de alimentos fritos e de doces. Isto, porque como em qualquer dieta, só vai funcionar se estiveres a consumir o valor calórico certo para o teu objetivo.

Benefícios da dieta flexível:

Como já vimos, o diferencial desta dieta é permitir um maior leque de escolhas, de forma a que seja mais fácil ter adesão ao plano alimentar e assim atingir o objetivo, mas é sempre necessário estar a cumprir as quantidades estipuladas de macronutrientes.

A introdução da dieta flexível não quer dizer que se pode introduzir tudo o que deseja diariamenteé necessário fazer escolhas saudáveis e conhecer bem os alimentos.

Assim, os benefícios são:

Evita a monotonia da dieta: ao conheceres bem os grupos de alimentos, tens a possibilidade de variar as escolhas dentro de cada grupo, mantendo a quantidade

Não ter alimentos proibidos: principalmente se o teu objetivo é perder peso, faz com que não tenhas o sentimento de culpa sempre que comes um doce ou um alimento mais calórico

Ajuda na perda de peso: por não ter restrições alimentares, faz com que a adesão à dieta seja muito maior a longo prazo, o que faz com que não só atinjas o resultado como o consigas manter no tempo

Menor prevalência de distúrbios alimentares: por ter uma escolha alimentar mais abrangente, há uma menor obsessão com a dieta e imagem corporal

A maior desvantagem, se assim podemos chamar, é que implica conhecer bem as quantidades que necessitas para o teu objetivo, ou seja, saberes quantas gramas precisas de comer por dia de proteína, hidratos de carbono e de lípidos, por isso é sempre importante o acompanhamento por um nutricionista.

Quais são os alimentos permitidos?

Os alimentos permitidos são todos os hidratos de carbono, proteínas e lípidos. O ideal é valorizar o consumo de legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras e gorduras boas.

Concluindo, é uma boa alternativa para quem tem dificuldade em manter um padrão alimentar, pois todos sabemos que os alimentos proibidos são os mais apetecidos. No entanto o teu sucesso só será alcançado se cumprires as quantidades e aliares a um estilo de vida ativo.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Ana Silva

Ana Silva
Licenciada em Ciências da Nutrição, com especialização em Nutrição Clínica e Desportiva, e Técnica de Exercício Físico, exerce a sua atividade laboral essencialmente em ginásios. Há mais de 5 anos na área, tem vasta experiência no acompanhamento e transformações corporais e de estilo de vida de pessoas e atletas de todas as faixas etárias.Nome profissional e o n° da cédula: Ana Paula Silva 3546NInstagram: anapaulasilva_nutri

Ver também...

Receitas para ganhares músculo

Ganhar massa muscular é um grande desafio, podes estar a treinar muito bem no ginásio, ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *