Início / Treino / O que deves saber sobre Cross Training antes de começares!

O que deves saber sobre Cross Training antes de começares!

Alma, coração, determinação, família, suor, lágrimas… o que é que estas palavras têm em comum? O Cross Training!

O Cross Training é uma tendência. Cada vez abrem mais “boxes” (ginásio onde se pratica Cross Training), resultado do impacto desta modalidade para o mundo do fitness.

Mas o que é o Cross Training? O que o faz diferente das outras modalidades? Quais as suas vantagens e desvantagens?

Neste artigo vamos desvendar o segredo desta modalidade bem como toda a sua envolvência.

Estás pronto? Fica atento!

Como surgiu o Cross Training?

Box de Cross Training exercícios

Embora seja uma tendência atual, esta modalidade, que é uma marca registada e que funciona como uma entidade reguladora, surgiu no ano 2000 e foi criada por Greg Glassman.

Ele usou o exercício físico (a ginástica) para recuperar a força que perdeu devido à doença poliomielite, uma doença que tem como principal caraterística a perda de força muscular.

Mais tarde, tornou-se personal trainer e abriu o seu primeiro ginásio.

O Cross Training surgiu para promover um estilo de vida saudável, para ajudar a melhorar a condição física e a saúde de quem pratica e como uma forma de prevenção.

No “The Cross Training Journal” é feita uma comparação entre um nadador-salvador e um professor de natação para perceber a relevância do Cross Training para a saúde:

“Os médicos são como os nadadores-salvadores. Os treinadores de Cross Training são como professores de natação. Quando estás a afogar-te, não precisas de um professor de natação. Precisaste de um, mas não o procuraste. Aquilo de que precisas é um nadador-salvador. Nós ensinamos as pessoas a nadar, e quando não prestam atenção e se afogam, os médicos tratam deles.”

Mas o que é o Cross Training?

Box de Cross Training

Esta modalidade é quase um grito de revolta de todos aqueles que querem fazer a diferença no mundo do fitness e que querem romper com o tradicional ginásio.

Incentiva a criação de ambientes mais informais, muitas vezes em garagens, equipados com tudo aquilo que vai ajudar os atletas a tirar o máximo partido das suas capacidades, onde a presença de máquinas é bastante reduzida.

O objetivo do Cross Training é, de acordo com o site oficial:

“(…) criar uma atividade de fitness ampla, geral e inclusiva suportada por resultados mensuráveis, observáveis e repetíveis. O programa prepara os aprendizes para qualquer contingência física – não apenas para o desconhecido, mas também para o impossível de ser conhecido. A nossa especialidade é não nos especializarmos.”

Este “movimento” é universal. O Cross Training, enquanto entidade reguladora, trabalha com o sistema de afiliação.

Por todo o mundo, existem “boxes” que estão dependentes da marca Cross Training, e que têm que passar pela sua aprovação para existirem.

Atualmente, existem aproximadamente 13.000 boxes de Cross Training espalhadas pelo Mundo!

Mas em que consiste um treino de Cross Training?

Treino de Cross Training

Treino intenso e completo de Cross Training

O Cross Training, ao contrário do treino tradicional, baseia-se numa maior diversidade de exercícios e no fator surpresa: os atletas nunca sabem o que vão fazer no treino seguinte.

O treino de Cross Training consiste na realização de movimentos funcionais – movimentos que fazemos no dia-a-dia.

Durante um treino de Cross Training é possível fazer vários tipos de treino:

  • Força
  • Resistência cardiovascular e muscular
  • Velocidade
  • Agilidade
  • Flexibilidade
  • Alta intensidade

O conceito de competição está associado a esta modalidade: ou uma competição entre atletas, ou uma competição connosco próprios.

Superação a cada treino e autodescoberta são mais dois conceitos importantes no mundo do Cross Training!

Um treino de Cross Training tem 60 minutos, é muito variado, e respeita diferentes fases:

  • Aquecimento
  • Técnica e Força (skill and strength) para preparar os atletas para a fase seguinte
  • Treino do dia (Workout of the Day, ou WOD)
  • Calm Down

Um dos conceitos mais importantes do Cross Training, que por sua vez envolve outros conceitos típicos desta modalidade, é o WOD.

WOD (Treino do dia)

WOD

Diferente do treino tradicional, o Cross Training nunca é exatamente igual.

Com os famosos WOD’s, que são apontados nos quadros (dashboard), os participantes ficam a saber em que vai consistir o treino.

Nos WOD’s podes ter várias referências. Alguns exemplos são:

  • RX’d, que não é mais do que uma prescrição de como o treino deve ser feito: pesos a usar ou tipo de movimento a fazer. O objetivo é realizar os exercícios conforme eles são descritos no quadro. Deves esforçar-te para fazeres as coisas conforme são pedidas mas, superar-te, já é um bom princípio
  • AMRAP (as many repetitions or rounds as possible) que corresponde ao número de repetições ou rondas que se consegue fazer em determinado espaço de tempo (definido no WOD)
  • RM (repetition maximum), que corresponde ao máximo de peso que consegues levantar durante x n.º de vezes (ou de repetições). Se a referência for 5RM isso é o máximo de peso que consegues levantar durante 5 repetições

Além disso, também é possível haver adaptações de movimentos no Cross Training conforme a capacidade/experiência da pessoa para executar o exercício.

À partida, quanto melhor for o teu nível de fitness, mais sucesso terás.

Muitos dizem: “quando experimentas, já não queres outra coisa”.

Mas deves conhecer o teu corpo, os teus limites e necessidades! Vai apontando a tua progressão para te ires adaptando às exigências do teu treino.

Treinar… mas com moderação

Salto para a caixa no Cross Training

Como em qualquer desporto ou atividade física, o aconselhamento de profissionais é muito importante.

Não hesites em tirar todas as dúvidas e respeitar os teus limites.

Como este desporto é caracterizado pela sua intensidade, um dos principais cuidados que os seus praticantes devem ter é a recuperação pós-treino. Podes ver mais sobre isto no nosso post do blog.

Como os treinos de Cross Training são rápidos e intensos, a forma como os movimentos são executados é muito importante. Se executares mal os movimentos, isso pode aumentar o risco de lesões.

Cross Training e Tecnologia

Aplicações de Cross Training

Esta modalidade está muito ligada à tecnologia. É comum a utilização de aplicações para divulgação de boxes registadas, de planos de treino ou para marcação de aulas, e é possível estar em qualquer parte do mundo e consultar estas informações.

Deixares de treinar porque vais de férias não é uma opção. Basta teres uma aplicação no telemóvel, consultares a box mais próxima de ti e aventurares-te!

Mas do que uma modalidade…uma família

Para além de ser considerada uma modalidade de fitness, o Cross Training vai mais além.

Cria uma família onde todos se apoiam, todos se unem e todos sofrem pela vitória.

Uma “tribo” que está disposta a tudo e a receber qualquer um que queira descobrir o seu potencial.

Apesar de no treino tradicional haver grupos de pessoas que também puxem uns pelos outros, no Cross Training isso é ainda mais evidente.

Mesmo havendo quem chame a esta modalidade um culto, o seu criador, em entrevista à CBS, explica que não o considera assim porque num culto há um processo de recrutamento associado e, no Cross Training, todos são livres de fazer parte.

Embora funcione como uma família, esta modalidade envolve muita competição.

A sua importância é tão reconhecida que, atualmente, já existem competições mundiais que movem muitas pessoas (participantes e público).

Vê o teaser do “The Cross Training Games” de 2016 e confirma:

Ficaste com vontade de experimentar ou já experimentaste?

Conta-nos tudo nos comentários.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de David Silva

David Silva
David Silva é Personal Trainer e FIT e Life Coach. Usa a sua profissão para inspirar outras pessoas e levá-las a atingir os seus objetivos, seja no terreno, seja através da escrita. Tem como lema "missão de vida é missão cumprida".

Ver também...

workout plan

Plano de treino semanal: Programa completo e benefícios

Neste artigo irei apresentar-te um plano de treino de musculação + cárdio adequado a todos ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.