Início / Suplementos / Tomar um suplemento pré-treino é necessário?

Tomar um suplemento pré-treino é necessário?

Organizar o teu treino é fundamental, e não é só pensar no horário a que vais treinar ou na roupa que vais usar. É também perceber aquilo que podes fazer para melhorar o teu desempenho durante o treino, e muitas vezes isso inclui utilizar um suplemento pré-treino! Esse é um dos truques que podes usar para melhorar o teu treino e, por isso, deves saber qual é o melhor pré-treino para ti.

Se gostas de ginásio e se tens interesse em melhorar a tua performance durante os treinos, então este artigo é para ti.

Aqui vais ficar a saber porque deves tomar suplementos pré-treino, que ingredientes é que devem ter, quais as opções disponíveis no mercado e como podes escolher (ou criar) o melhor pré-treino.

um pré-treino vai ajudar-te a melhorar o teu desempenho

O que é um suplemento pré-treino?

O pré-treino é um suplemento energético que estimula e dá motivação para o treino. Consiste no uso de um ingrediente ou vários ingredientes que têm como objetivo melhorar o desempenho do corpo durante o exercício, potenciando a construção muscular, o aumento de resistência, da energia ou da força.

Há vários anos era comum fazer-se uma simples mistura de um sumo de laranja com um estimulante chamado efedrina, extremamente poderoso e com riscos para a saúde. Contudo, os riscos provocados por ele fizeram com que o seu uso fosse proibido na maior parte do Mundo.

Felizmente, nos dias de hoje, existe uma grande variedade de suplementos pré-treino que combinam vários ingredientes para responder a diferentes e variados objetivos e sem riscos para a saúde se os tomares com cuidado.

A resistência aumenta com um suplemento pré-treino

Por que devo tomar um suplemento pré-treino?

Se queres ter mais energia e treinos mais intensos, mais força, mais concentração e resistência, então considera tomar um suplemento pré-treino (ou uma mistura).

Se podes aumentar todos estes indicadores, por que não experimentares alguns suplementos adaptados às tuas necessidades e aos teus objetivos de treino?

Os suplementos indicados contêm creatina, aminoácidos, cafeína e outros estimulantes, como poderás ver na lista de ingredientes que te apresentamos abaixo.

força, energia e concentração é aquilo que podes obter de um pré-treino)

Ingredientes que um suplemento pré-treino deve ter

Impulsionadores de força e de energia

  1. Creatina: É responsável por aumentar a força máxima, proporcionar menos fadiga e uma melhor recuperação.
  2. Beta-alanina: Diminui a fadiga permitindo treinar durante mais tempo.
  3. Betaína: Regula a presença da homocisteína, aminoácido que interfere com o crescimento dos músculos e dificulta a perda de massa gorda. Além disso potencia o ganho de massa muscular.

Impulsionadores de energia

  1. L-Tirosina: Impede que as células nervosas sejam danificadas por toxinas e mantém a mente apurada, alerta e focada. Este ingrediente alivia a fadiga mental, melhora a memória e combate o stress e a depressão.
  2. Taurina: Os seus benefícios são vários: hidratação celular; melhor síntese de proteína; impacto semelhante ao da insulina; melhor performance cerebral; influência no crescimento muscular; suporte ao sistema cardiovascular e ao sistema nervoso; diminuição do stress e proteção antioxidante.
  3. Vitaminas: Para além de melhorarem os níveis energéticos e de ajudarem a manter a força muscular, elas são essenciais para o combate a algumas doenças e para a regulação do sistema imunitário e hormonal.

Estimulantes

  1. Cafeína: É usada como uma forma de estimular a energia física e mental. Auxilia, também, na perda de peso, na supressão do apetite (bom para quem faz dieta), acelera o metabolismo e entardece os sinais de fadiga.
  2. Erva-mate: É uma planta estimulante que contém cafeína e que auxilia na redução do estado de fadiga.

Construção muscular

  1. BCAA’s: São aminoácidos indicados para a construção e reparação do músculo.
  2. Glutamina: Potencia uma reparação mais rápida dos tecidos musculares e, consequentemente, a construção de músculo.
  3. L-Carnitina: Como é um aminoácido responsável por aumentar a energia, ela melhora a performance e os resultados de definição muscular e permite perder peso mais rapidamente.

Vasodilatadores

  1. L-Arginina: Aumenta a produção do óxido nítrico que é responsável por relaxar e dilatar os vasos sanguíneos fazendo com que entre mais sangue e nutrientes nas células musculares. O resultado é uma sensação de músculos mais firmes.
  2. L-Citrulina: Aumenta também os níveis de óxido nítrico e diminui a acumulação de ácidos durante o exercício possibilitando um treino com mais intensidade e mais prolongado.
  3. Beterraba e Romã: Possuem uma grande concentração de nitrato que acaba por se transformar em óxido nítrico, contribuído para a dilatação dos vasos sanguíneos. Tem ainda uma função antioxidante.

Impulsionadores da atividade cerebral

  1. Colina: promove a atividade do neurotransmissor acetilcolina, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e da função cerebral.

A cafeína é um dos ingredientes presente nalguns suplementos pré-treino

Qual o suplemento pré-treino que devo escolher?

A oferta é variada mas podes considerar alguns dos nossos pré-treinos mais vendidos e que são bastante completos:

  • Cellucor-C4 Pre-workout: Inclui ingredientes como Beta-alanina, Nitrato de creatina, Arginina, Vitamina C, L-Tirosina, Cafeína, entre outros.

É um intensificador de energia que aumenta a adrenalina e elimina a fadiga, proporciona mais força muscular, vigor e concentração mental.

  • Scitec Nutrition-Hotblood 3.0: É composto por um grande conjunto de ingredientes dos quais se destacam os Aminoácidos L-Arginina, L-tirosina, Taurina e L-Ornitina, as Vitaminas, uma matriz de Multi-Creatinas (monohidrato, Cre-Alcalina, Fosfato, Piruvato, etc.), a Beta-alanina, a Cafeína, a L-Carnitina, o Magnésio, entre outros.

Ajuda a manter a força máxima, induz pumps musculares incríveis, melhora a concentração, aumenta a performance, reduz a intensidade geral da atividade atlética e é um estímulo energético.

  • USP Labs-Jack3D Advanced: Com uma grande variedade de ingredientes, inclui alguns dos principais mencionados anteriormente como a Beta-alanina, Cafeína, L-Citrulina e L-Tirosina.

Acelera a regeneração de ATP, aumenta a produção de óxido nítrico para obteres o tão esperado pump, aumenta a endurance e, por isso, permite treinar mais tempo e dá-te energia.

C4 é um exemplo de uma fórmula pré-treino que vai melhorar a tua performance

Como tomar um pré-treino?

Podes optar por tomar o suplemento que contenham os ingredientes anteriormente mencionados, misturar ingredientes ou escolher uma fórmula pré-feita!

Aqueles que te apresentámos são misturas de ingredientes pré-feitas que facilitarão o teu trabalho porque não tens que escolher os ingredientes previamente e não precisas de ser tu a misturar. Estas fórmulas contêm um conjunto de ingredientes que, em conjunto, funcionarão como potenciadores da tua performance física.

  • Cellucor-C4 Pre-workout: Começar com uma dose misturada com 130ml-180ml de água 20/30 minutos antes do treino. Depois de avaliares a tua reação ao produto podes manter uma dose ou aumentar para duas.
  • Scitec Nutrition-Hotblood 3.0: Deves avaliar a tua tolerância ao produto começando apenas com meia dose. Depois de perceberes como reages podes misturar uma dose com 300-500 ml de água fria. Como a mistura é ligeiramente gaseificada, deves abrir a tampa do frasco quando misturares (a cada 5 segundos) para evitar a formação de pressão acidental.
  • USP Labs-Jack3D Advanced: Mistura uma colher com 120ml de água 30-45minutos antes do treino nas primeiras vezes. Gradualmente pode-se ir aumentando a dose mas deve ter-se em atenção os limites de utilização. Não excedas as doses recomendadas e não uses o produto mais de 5 dias num período de 7 dias.

Lembra-te: começa o teu treino 30 a 40 minutos antes tomando um excelente pré-treino.

Efeitos Secundários do pré-treino

Embora as opções de suplementos pré-treino tenham como objetivo melhorar a performance durante o treino, há possíveis riscos associados à toma de alguns suplementos. Por exemplo, alguns não são indicados para pessoas com problemas renais, outros podem elevar a pressão arterial e outros podem causar desidratação. Deves consultar sempre um especialista e ver como o teu corpo reage para saberes qual é o melhor suplemento pré-treino para ti.

Em conclusão

O melhor suplemento pré-treino depende do teu objetivo: se queres ter mais força e energia para tirar o máximo proveito do teu treino, se queres sentir os teus músculos mais fortes do que nunca, se queres ver os teus músculos a crescer, se estás preocupado em melhorar a tua função cerebral (foco e motivação), estimular a perda de apetite ou reduzir a fadiga durante o treino… As opções são várias, mas também são muitos os ingredientes que te podem ajudar a ter uma melhor performance durante o treino.

Opta por fórmulas que combinem vários ingredientes que te apresentámos aqui, por serem produtos mais completos e que podem melhorar a qualidade dos teus treinos.

Para escolheres o teu pré-treino ideal nada melhor do que experimentares para perceberes como o teu corpo reage.

Qual é a tua experiência com suplementos pré-treino? Diz-nos tudo nos comentários ?

 

 

 

 

 

 

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Mariana Saraiva

Mariana Saraiva
Mariana é editora no blog da Zumub. Gosta de fazer exercício ao ar livre e de investigar e partilhar conhecimento sobre fitness e nutrição. Quando não está a escrever, gosta de viajar e ler sobre lugares e pessoas.

Ver também...

minerals and vitamins - fight fatigue

Vitaminas & minerais para combater a fadiga e o cansaço

A fadiga é um conceito muito comum e que pode ser influenciada ou determinada por ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.