Nos dias de hoje a preocupação com a saúde e o corpo é uma constante.
São muitos aqueles que procuram alcançar o físico ideal e, para tal, a alimentação e o exercício é algo indispensável.
Muitas vezes, ocorre um desequilíbrio nutricional, no qual a pessoa ingere demasiados nutrientes pouco saudáveis e incompletos, como é o caso do açúcar e de alguns tipos de gordura e, por outro lado, ocorre um défice de consumo de vitaminas, minerais e fibra.
Os batidos, quando preparados com os ingredientes corretos nas proporções adequadas, podem ser excelentes formas de obtenção de vitaminas, minerais, água e fibra.
Eles podem ajudar-te a completar a tua dieta, enriquecendo-a!
Vê algumas receitas de batidos que preparei para ti para te ajudar a ter uma refeição rica sem prejudicar a manutenção de um peso saudável.
Benefícios dos batidos
Os batidos podem ser uma opção de refeição ou, nalgumas situações, podem substituir refeições se forem constituídos pelos alimentos certos e saudáveis e conjugados da forma correta.
Eles são:
- Práticos e de rápido consumo
- Fáceis de transportar
- Facilmente absorvidos e digeridos
O objetivo é que sejam uma opção completa, rica em vitaminas, minerais, fibra e água para permitir um bom aporte destes nutrientes, resultando no bom funcionamento do organismo.
Optar por um batido cujos componentes são exclusivamente fruta, leite/natas e açúcar não é uma boa opção, ainda menos quando se trata de pessoas que visam a manutenção ou perda de peso.
Tudo depende do teu objetivo, mas se pretendes perder peso ou manter:
- Aposta em frutas com densidade calórica baixa e ricas em fibra (especialmente importante para regular o teu sistema digestivo e te manter saciado por mais tempo).
- Junta alguma fonte de proteína, macronutriente essencial para o bom funcionamento do corpo e que também te ajudará a prolongar a sensação de saciedade.
- Desfruta da enorme variedade e conjugação de alimentos que a natureza nos fornece.
Para conseguires pôr em prática esta estratégia existem alimentos que tens de ter obrigatoriamente em casa, descobre agora quais são, bem como as suas propriedades.
Top de alimentos que podes usar para os teus batidos
- Couves: ricas em antioxidantes, fibra e vitaminas.
- Cenoura: fonte de carotenoides, fibra, cálcio, b-caroteno e em especial vitamina A, responsável pelo bom funcionamento do sistema imunitário e pela saúde da visão.
- Aveia: fonte de hidratos de carbono complexos de absorção lenta, rica em fibra e proteína, possui propriedades vantajosas para quem pretende controlar o peso (promove a saciedade) e baixar os níveis de colesterol LDL.
- Sementes: ricas em gordura saudável e fibra, podem ser um complemento bastante interessante do ponto de vista nutricional, acabando por fornecer ómega 3 e 6.
- Iogurte: alimento saciante e fonte de proteínas e minerais como o cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Deve ser privilegiado o iogurte natural sem adição de açúcares, para que se beneficie dos nutrientes naturalmente presentes.
- Chás/ Infusões: bebida versátil com caraterísticas variáveis, potencial fornecedor de compostos bioativos que podem ajudar a acelerar o metabolismo (chá verde), diminuir a retenção de líquidos (cavalinha) ou a estimular o funcionamento do intestino (cáscara sagrada).
- Frutos vermelhos: fornecedores de componentes bioativos tais como flavonoides, taninos, ácidos fenólicos com potenciais ações antioxidantes. São, ainda, frutas com baixo valor energético e bons recursos de fibras.
- Canela: possui propriedades benéficas no que diz respeito ao controlo da glicemia e do colesterol.
- Citrinos: ajudam a conservar o batido, mantendo as suas propriedades devido à presença de ácido e de antioxidantes. Excelente fonte de vitamina C, ideal para conjugares com vegetais verde escuros de modo a otimizar a absorção de ferro.
Agora que já sabes os alimentos que são indispensáveis, vê a melhor forma de os conjugares através das receitas que preparei especialmente para ti.
Para além dos alimentos anteriores, há outros que podem enriquecer as tuas refeições e os teus batidos, nas receitas seguintes encontrarás mais alguns exemplos.
Receitas de batidos
Batido 1
Ingredientes:
1 cenoura
½ beterraba
1 mão de espinafres
1 laranja
1 copo de água pequeno (150ml)
Batido 2
Ingredientes:
1 taça de frutos vermelhos
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de farelo de aveia
½ copo de água
Batido 3
Ingredientes:
1 caneca de Chá verde
1 Banana pequena
1 folha de couve
1 pitada de canela
Batido 4
Ingredientes:
1 copo de bebida de amêndoa
1 maçã
1 mão de mirtilos
1 colher de chá de linhaça moída
½ beterraba
Batido 5
Ingredientes:
3 a 4 rodelas de pepino
1 Maçã pequena
1 rodela de abacaxi
2 rodelas de raiz de gengibre
1 punhado de agrião
Folhas de hortelã
Em suma, insere os batidos na tua alimentação como parte de uma dieta saudável e equilibrada, mas tem sempre em conta a sua composição.
Fica com algumas dicas importantes:
- Incluir 3 porções de fruta num só batido não é a melhor opção (até porque a fruta é um recurso de açúcar natural e o consumo excessivo é prejudicial), escolhe apenas 1 fruta e junta-lhe um vegetal ou fonte de proteína.
- Apostar na variedade da cor dos batidos é sinónimo de apostar na diversidade de nutrientes.
- Não te esqueças! Um dos primeiros princípios de uma alimentação saudável é a variedade!
Faz já os teus e partilha o resultado final.
Português
Deutsch
English
Español
Français
Italiano
Nederlands
Blog Oficial Zumub.com Mantenha-se a par das novidades no mundo do Fitness, Nutrição e Suplementação. Artigos escritos por especialistas da Zumub e profissionais convidados. 




