Início / Nutrição / Jejum Intermitente: O que é e quais os benefícios que nos pode trazer

Jejum Intermitente: O que é e quais os benefícios que nos pode trazer

Cada vez mais existem estratégias nutricionais com o objetivo de proporcionar uma mais fácil perda de peso, tratamento de doenças crónicas degenerativas ou aumento do rendimento desportivo através do controlo da ingestão alimentar. Uma das mais recentes e populares é o jejum intermitente, definido como uma restrição total ou parcial da ingestão energética em dias de semana ou períodos do dia. Este método é usado há centenas de anos, maioritariamente devido a crenças religiosas como o Ramadão, não tendo sido criado com o objetivo de emagrecimento.

O jejum intermitente faz-se sempre da mesma maneira?

Como descrito acima, existem vários protocolos que podem variar desde o jejum em períodos do dia ou dias completos ao longo da semana, há protocolos que preconizam de 8 a 24h de jejum, dependendo da capacidade individual de quem os realiza, no então to sem diferenças significativas nos resultados, pois o valor energético total dos alimentos ingeridos diariamente é que o vai definir.

Tipos de protocolos de jejum intermitente mais comuns

Jejum/ Período de alimentaçãoTempo de jejumPeríodo de alimentação
12-16/ 6-812-16 horas6-8 horas
5-22 dias (48h)5 dias
Eat-Stop-Eat24 horas6 dias

O protocolo de jejum que permite que haja um período alimentar de 6-8h é aquele que é mais adequado a iniciantes, pois geralmente permite que as refeições do almoço/lanche/jantar se realizem e que o maior período de jejum seja durante a noite facilitando no controle do apetite.

Quais serão as possíveis melhorias na minha saúde ao realizar jejum?

Existem estudos revelam a sua associação benéfica com melhorias na flora intestinal, ciclo circadiano, metabolismo da glicose, saúde cardiovascular e manutenção da massa muscular, mas importante referir que estes estudos foram realizados por períodos curtos, não sendo seguro considerar-se já o seu efeito a longo prazo. Ainda são necessários mais estudos para sabermos ao certo quais os possíveis benefícios desta estratégia nutricional.

O jejum intermitente é o melhor método de emagrecimento?

O jejum intermitente tem sido muito discutido por se acreditar que proporciona uma maior perda de peso, no entanto é importante reforçar que o único método que garante a perda de peso é o défice energético. O jejum intermitente só poderá ser útil no emagrecimento, se garantir uma menor ingestão de alimentos ao longo do dia e por consequência facilitá-lo.

A perda de peso advém muito de mudanças comportamentais (dieta, prática de atividade física), o método que utilizamos para atingir o défice energético necessário para esse objetivo pode variar de acordo com o estilo de vida do indivíduo, sendo praticamente igual ao nível de resultados ingerir diariamente as calorias necessárias num período intervalado por 3, 8, 16, 18 e 24h.

Esta estratégia poderá ser útil para indivíduos já habituados a passar longos períodos do dia sem apetite, contudo não recomendada a certos grupos populacionais, como grávidas ou diabéticos.

Qualquer indivíduo pode e deve ajustar a sua alimentação ao estilo de vida que possui e adequá-la ao seu objetivo junto de um nutricionista. O jejum intermitente pode ser uma estratégia viável a par de todas as outras existentes. A consistência alimentar e de treino deve ser sempre a chave para atingir um estilo de vida mais saudável, seja qual for o método a utilizar.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Silvia Coelho

Silvia Coelho
Licenciada em Dietética e Nutrição com especialização em Nutrição Desportiva, exerce a sua atividade laboral essencialmente em ginásios e centros de treino personalizado. Tem larga experiência no acompanhamento de atletas de elite e recreativos de todas as faixas etárias. Nome profissional e o n° da cédula: Sílvia Costa Coelho 3756N

Ver também...

Dicas para uma recuperação mais rápida depois do treino

Se queremos otimizar o nosso desempenho e os nossos resultados, a fase de recuperação pós-treino ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *