Início / Nutrição / Dica 3 para a fase de cutting: escolhe os melhores suplementos

Dica 3 para a fase de cutting: escolhe os melhores suplementos

Durante a fase de cutting, o principal objetivo do atleta consiste na perda de massa gorda e em potenciar o aumento da definição corporal.

Existem dois pilares essenciais para que esta fase seja alcançada com sucesso:

  • Exercício físico: ter um plano de treino bem definido é fundamental para o sucesso durante esta fase.

Vê algumas dicas de treino que podes seguir durante esta fase aqui.

  • Alimentação adequada: fazer exercício é essencial, mas pode não ser suficiente. A dieta tem um grande peso durante esta fase, pois há determinados nutrientes que desempenham um papel fundamental durante esta fase e outros que podem prejudicar-te.

Descobre mais neste artigo: número de calorias a ingerir, rácio de macronutrientes e um exemplo de um plano alimentar para um dia.

Porém, outros fatores podem influenciar e potenciar os resultados, tais como a hidratação e a suplementação.

A suplementação vai complementar o teu treino e a tua alimentação e vai ser importante para ajudar a acelerar os resultados do teu esforço e acelerar este processo.

Vê agora quais os suplementos que te podem ajudar a alcançar os teus objetivos e mais algumas características desta fase, nomeadamente a duração, qual a melhor forma de medir o sucesso e quais os principais nutrientes de que o corpo precisa.

Características da fase de cutting

Quanto tempo dura esta fase?

Quando falamos na perda de gordura, a questão do tempo é algo relativo. Isso irá depender muito da percentagem de massa gorda a perder, do metabolismo e do rigor que se tem relativamente à alimentação e ao treino.

No entanto, recomendo, no mínimo, 1 a 2 meses nesta fase.

Como medir o sucesso?

A forma mais eficaz de verificares se está tudo a correr como planeado e se estás a conseguir atingir os teus objetivos é efetuares a pesagem numa balança de bioimpedância que te permita identificar:

  1. A percentagem de massa gorda
  2. A percentagem de massa muscular
  3. A percentagem de gordura visceral

*As balanças de bioimpedância são usadas para medir a composição corporal, especialmente a quantidade de massa gorda.

No entanto, se não tiveres a possibilidade de fazer a pesagem, tira algumas medidas antropométricas com o auxílio da fita métrica, tais como o perímetro da cintura, anca, braço e coxa.

*As medições antropométricas incluem:

“(…) peso, altura, índice de massa corporal (IMC), circunferência do corpo (braço, cintura, anca, e gémeos), relação cintura-quadril (RCQ), amplitude do cotovelo e comprimento do calcanhar.”

Deves ter sempre uma medida de comparação, por isso, tanto a pesagem, como a medição, devem ser feitas no início deste processo (antes de começares esta fase), para depois poderes ir acompanhando e medindo a evolução para conseguires comparar valores.

De que nutrientes o nosso corpo precisa durante esta fase e o que devemos evitar?

Nesta fase, os nutrientes que não podes dispensar são a proteína, as gorduras saudáveis, fibra, vitaminas/minerais e alguns hidratos de carbono complexos.

Deves ter especial atenção aos hidratos de carbono de rápida absorção (como os açúcares simples) e excluí-los nesta fase, pois poderão prejudicar os teus objetivos.

Aposta em alimentos naturais e pouco processados pois irão fornecer-te nutrientes de melhor qualidade.

Os suplementos podem ajudar-te a atingir as doses recomendadas de alguns recursos alimentares acima referidos, mas também podem desempenhar outras funções determinantes no teu corpo para que tenhas sucesso durante esta fase.

Vê alguns exemplos.

Exemplos de suplementos que podem ajudar durante este processo

O objetivo da utilização de suplementos nesta fase é que atinjas as doses necessárias de nutrientes essenciais, por um lado, e que potencies a aceleração do metabolismo e consequente queima de gordura tendo sempre em vista a proteção e manutenção da massa muscular.

Proteína

proteína-zumub

É talvez um dos suplementos mais populares no mundo do fitness, pois desempenha um papel determinante no nosso corpo no que diz respeito à construção, manutenção e recuperação muscular, uma vez que ela é o principal constituinte dos nossos músculos.

As necessidades do consumo de proteína são variáveis, mas os atletas têm, geralmente, necessidades superiores.

Para complementar o teu dia, poderás incluir na tua rotina o consumo de suplementos de proteína ao longo do dia, por exemplo nas refeições pós-treino, de modo a potenciar a síntese proteica e a recuperar do dano nas fibras musculares provocado pelo exercício.

Existem vários tipos de proteína.

Nesta fase podes optar por uma proteína whey isolada, que é virtualmente livre de açúcares, gordura e lactose e que tem uma percentagem de proteína pura superior, quando comparada com a whey concentrada.

Deste modo, evitarás estar a consumir gorduras, açúcares ou hidratos de carbono em demasia.

Aminoácidos

aminoácidos-zumub

Os aminoácidos constituem as proteínas e, por isso, eles são potenciadores da síntese de proteína e auxiliam na manutenção da massa muscular adquirida na fase de bulking.

Alguns dos mais populares são os BCAA’s e a Glutamina, o aminoácido mais abundante no nosso tecido muscular cujas reservas se podem esgotar durante a prática de exercício físico intenso e devem ser repostas.

Atenção! Na fase de cutting pretende-se a redução de gordura sem que haja comprometimento da massa muscular.

L-carnitina

L-carnitina-zumub

Embora exista uma grande discrepância nos estudos científicos, a L-carnitina pode ser um aliado teu neste processo. Ela é, normalmente, utilizada pelas possibilidades que oferece no aumento da produção de energia, utilizando, para isso, as reservas de gordura do nosso corpo.

Ela transporta os ácidos gordos para a mitocôndria das células onde ocorre oxidação, dando-se a transformação de gordura em energia.

Assim, vais reduzir a acumulação de gordura e ter mais energia para treinares e alcançares o corpo que desejas mantendo o foco.

CLA (Ácido linoleico conjugado)

CLA-zumub

É um ácido gordo que atua sobre a enzima lípase e também sobre a palmitol transferase, enzimas que influenciam a degradação da gordura para que esta possa ser usada como energia.

Estudos revelam que:

“A suplementação com CLA pode também aumentar a lipólise e reduzir a acumulação de ácidos gordos no tecido adiposo.”

Apesar de ter potenciais benefícios em indivíduos sedentários, os melhores resultados verificam-se quando o suplemento é associado ao exercício físico.

Café verde

café verde-zumub

Um suplemento que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade é o café verde.

O Café verde é o resultado das sementes de café sem serem torradas.

Possui um componente, o ácido clorogénico, que é um composto oxidante, cuja ação intervém na aceleração do metabolismo e na possível redução da absorção dos hidratos de carbono, ajudando a evitar a acumulação de gordura no corpo.

Porém, estes efeitos não se encontram cientificamente comprovados e irá depender de cada metabolismo.

Suplementos para a fase de cutting em resumo

Em suma, a fase de cutting é uma fase cuja duração e evolução vai depender de cada pessoa.

O fundamental é manter o foco e ir monitorizando os resultados daquilo que se faz, para que se perceba se estamos a seguir o caminho certo ou se é necessário fazer alterações no plano.

Como viste, para além do treino e da alimentação, a utilização de suplementação é algo que podes considerar.

Existem variados suplementos que podes utilizar e que te podem ajudar na perda de massa gorda e manutenção da massa muscular, tal como a L-carnitina, o CLA, a Proteína e os Aminoácidos.

Consulta o catálogo da Zumub e, se precisares de alguma coisa, na Zumub estão sempre disponíveis para te ajudar.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Liliana Silvestre

Liliana Silvestre
Liliana Silveste é nutricionista licenciada em dietética pela ESSLEI. Tem experiência profissional em vários ramos da nutrição e tem uma paixão por cozinha saudável. O seu objetivo é ajudar o máximo de pessoas possível a transformar o seu estilo de vida, ajudando-os a adotando hábitos mais saudáveis.

Ver também...

Jejum Intermitente: O que é e quais os benefícios que nos pode trazer

Cada vez mais existem estratégias nutricionais com o objetivo de proporcionar uma mais fácil perda ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *