Início / Sem categoria / Entrevista – Tiago Apolónia

Entrevista – Tiago Apolónia

1. Como é que o Ténis de Mesa surge na tua vida? Quando pensaste em ser profissional?

O Ténis de Mesa surge muito cedo. Quando tinha 4 anos apenas, comecei a ter os primeiros contactos com a modalidade por influência do meu irmão mais velho. Fiz toda a minha carreira em Portugal no Estrela da Amadora e aos 19 anos decidi ir jogar para a Alemanha e tornar-me profissional.

2.  Tens algum ídolo? Porquê?

No Ténis de Mesa, tenho vários jogadores que admiro bastante, mas posso destacar o ex-jogador sueco Jan Owe Waldner e o atual campeão Olímpico Ma Long. De outros desportos, destaco o Cristiano Ronaldo e o Roger Federer.

3. Durante o teu percurso qual foi o melhor conselho que te deram?

Tive a sorte de ter vários treinadores e várias pessoas à minha volta que me foram ajudando e dando bons conselhos. Provavelmente os conselhos mais importantes foram no sentido de ser sempre focado e responsável em todas as alturas quer dos treinos quer dos jogos, e o acreditar que é sempre possível fazer mais e melhor.

4. Qual o teu maior sonho a nível profissional? Ou se já o atingiste?

Felizmente já atingi vários sonhos. Ao longo da carreira fui tendo vários sonhos que fruto do trabalho se começavam a tornar objetivos difíceis, mas reais e que consegui realizar. E agora continua a ser igual, ainda tenho “sonhos” que quero tornar reais, tais como voltar a ganhar medalhas em Europeus e Mundiais e estar presente nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

5. Qual a tua opinião sobre o desenvolvimento do ping pong em Portugal?

Acredito que o Ténis de Mesa é uma modalidade cada vez mais reconhecida em Portugal fruto dos bons resultados que esta geração conseguiu. No entanto, penso que podia ser feito algo mais no sentido de fazer crescer também a modalidade ao nível do número de clubes e de atletas federados.

6. Quão importante é a nutrição enquanto atleta? Que estratégias costumas adotar nos diferentes períodos da época?

Nutrição desempenha um papel fulcral na preparação e na vida de um atleta profissional pois é um dos fatores mais importantes para que possamos estar o mais aptos possível para treinar mais e melhor.

7. Como descreves a tua rotina? Como é um dia de atleta olímpico?

A minha rotina varia muito da altura da época em que me encontro. Mas o dia mais normal/habitual consiste em ter dois treinos diários sendo que normalmente o treino matinal é 90% destinado à parte técnica (treino na mesa) e o treino da tarde é repartido entre treino técnico e treino físico. Cada uma destas sessões tem entre 2 e 3 horas de duração.

Muito obrigado!

Tiago Apolónia

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de João Salgueiro

Avatar

Ver também...

Frutos Secos

Todos nós adoramos frutos secos, ou mais corretamente frutos oleaginosos, mas será que sabes os ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

BLACK FRIDAY

Já começou o countdown para ficares MAIS FORTE com preços incríveis em suplementos alimentares e nutrição desportiva, neste Black November. Todas as semanas descontos IMBATÍVEIS!

Apressa-te a agarrar os teus produtos favoritos. São centenas de marcas em promoção até -70%.

Inscreve-te na Lista Stronger do Black Friday, assegura que és o primeiro a receber as novidades e que consegues comprar o que precisas com os melhores descontos!