Início / Nutrição / Diferenças entre perda de peso e definição muscular

Diferenças entre perda de peso e definição muscular

Fase de Cutting”, já ouviste falar?

Da “Fase de Cutting” faz parte o processo de definição muscular, mais do que o emagrecimento.

Se fazes parte do Mundo do Fitness, certamente este conceito não é novo para ti, mas será que entendes em que consiste a nível das alterações da composição corporal?

Provavelmente, associas a algum corte na alimentação, o que não está necessariamente incorreto, mas inespecífico.

Se “cortarmos” na alimentação, obviamente que o nosso peso corporal irá diminuir, mas o interessante não será uma perda geral, mas sim, apenas uma diminuição da massa gorda e manutenção ou contínuo aumento da massa muscular.

Com “Definição Muscular” pretende-se, pelo menos, manter a massa muscular e gerar uma diminuição da massa gorda através das calorias e macronutrientes consumidos.

Deste modo, é importante deixar claro que: perder gordura e definir é diferente de perder peso!

Não que perder peso não possa ser consequência de perda de gordura, mas não será esse o objetivo nesta fase.

Vê as principais diferenças entre a perda de peso e a definição muscular e algumas dicas daquilo que podes fazer para teres sucesso durante a fase de cutting!

Perder Peso

perder peso

Numa dieta planeada com o único objetivo de perder peso, a resposta corporal pode também passar pela perda de massa muscular (o que em determinadas situações fará todo o sentido).

A isso não poderemos chamar “Cutting” porque permitimos que o corpo perca de um modo geral – tanto massa muscular como massa gorda, algo que não se enquadra no objetivo da fase de cutting, que é melhorar a definição muscular e eliminar o excesso de gordura.

Numa dieta de perda de peso, calcula-se que o gasto calórico seja sempre superior ao consumo de calorias, e, desta forma, permite-se que o corpo utilize as reservas de gordura como fonte de energia, podendo, assim, reduzir estas reservas até aos valores pretendidos.

Definição Muscular (e consequente perda de gordura)

perder gordura e definir

Durante a fase de cutting, o objetivo será, então, melhorar a definição muscular através da redução da gordura corporal e da manutenção ou aumento da massa muscular.

Quando o objetivo é melhorar a definição muscular, normalmente, pretende-se alcançar um corpo mais definido com músculos mais evidenciados, visto que o objetivo é diminuir ao máximo a camada de gordura sobreposta.

Muitas vezes, quando o objetivo é melhorar a definição muscular, o volume corporal diminui, pois, a massa muscular tem menos volume, mesmo pesando o mesmo do que a massa gorda.

No entanto, a massa muscular é mais densa e compacta, algo que vai favorecer a aparência física.

Nesta fase, as calorias consumidas podem, ou não, ser inferiores aos gastos calóricos. Isso depende da composição corporal, do estilo de vida e do objetivo de cada pessoa.

No entanto, os macronutrientes são consumidos em diferentes percentagens.

aqui como pode ser a dieta durante a fase de cutting e as percentagens de macronutrientes recomendadas.

Atenção! Normalmente, a fase de cutting acontece posteriormente à fase de bulking em que o objetivo é aumentar a massa corporal e onde pode ocorrer alguma acumulação de gordura que deverá, por isso, ser eliminada na fase de cutting para tornar os músculos construídos na fase de bulking visíveis.

O que fazer na “Fase de Cutting”?

Já explicados os objetivos desta fase, é interessante entender o que fazer nesta fase para os atingir.

Nesta fase, temos três pontos muitos importantes: a alimentação, o exercício e o descanso. Se algum destes pontos falhar, os restantes não serão suficientemente eficientes para atingir resultados ótimos.

Relativamente à alimentação, a quantidade de proteína e a quantidade de gorduras consumidas podem ser mantidas ou, eventualmente, aumentadas ou diminuídas, dependendo de cada indivíduo.

No entanto, o normal é reforçar a quantidade de proteína, pois a proteína é o macronutriente essencial para a manutenção ou construção de massa muscular.

Por norma, a quantidade de hidratos de carbono é diminuída, dando a oportunidade ao corpo de metabolizar (utilizar) a gordura corporal como fonte de energia.

É também interessante manter um consumo de alimentos ricos em fibras, para diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico e para evitar sentir fome rapidamente quando existe redução do consumo de hidratos de carbono, algo que vai ser fundamental para ajudar a controlar o apetite.

A quantidade de calorias pode ser diminuída ou mantida, caso a diminuição de hidratos de carbono do plano alimentar seja compensada com o aumento de proteína e/ou gordura.

No entanto, todos os macronutrientes continuam a ser importantes e a fazer parte de todo o processo, independentemente do objetivo em questão.

Apenas as percentagens consumidas diariamente são alteradas, de forma gradual.

Além da alimentação, existem exercícios mais indicados para esta fase. Vê alguns exemplos neste artigo.

O descanso mostra-se, também, muito importante nesta fase, de modo a atingirmos um maior rendimento durante o exercício e potenciarmos o crescimento muscular que acontece precisamente quando o nosso corpo está em recuperação.

Por vezes, para existir um maior controlo do que se consome, e para potenciar melhores resultados, são utilizados alguns suplementos alimentares, quando e se assim fizer sentido.

Proteínas, L-Carnitina, Termogénicos, CLA, BCAA’s, são algumas sugestões e alguns dos suplementos mais consumidos durante esta fase.

Sabe mais sobre cada um deles aqui.  

Dicas para ter sucesso na “Fase de Cutting”:

foco

  • Procura um nutricionista que te ajude durante este processo. Trata-se de uma fase que requer rigor e o sucesso depende do equilíbrio. Consumir calorias a mais ou a menos pode impedir que atinjas os resultados pretendidos.
  • Procura quem te aconselhe relativamente à frequência e à intensidade de treino durante este momento. Treinar em demasia pode não trazer os benefícios que pensas.
  • Dorme entre 7 a 8 horas por dia. Um sono de qualidade é um dos fatores determinantes, até porque é durante a recuperação que o crescimento muscular acontece.
  • Espera que o teu corpo responda ao ritmo dele. Não esperes resultados rápidos, espera resultados eficientes e que sejam possíveis de manter.

Em conclusão

Quando planeias perder peso, o que normalmente acontece é que, para além de perderes peso, irás, consequentemente, perder gordura, mas também músculo.

Assim, o que pode acontecer é ficares com um corpo mais magro, mas flácido e fraco.

Por outro lado, quando o objetivo é definir o corpo, o importante é perder o excesso de gordura sem que haja perda de músculo.

Assim, e cumprindo algumas das dicas que te dei e tendo em atenção a dieta, o descanso, o exercício e a suplementação, poderás estar no caminho certo para conseguires um corpo magro, mas tonificado e com força. Esta é a nova definição de sexy.

Ao procurares definir o corpo, mesmo que não notes grandes reduções no peso medido pela balança, a tua aparência será bastante melhor, porque o volume será menor e os contornos do corpo estarão mais definidos.

Desta forma, se pensas em avançar para uma “Fase de Cutting”, procura os melhores especialistas que te possam acompanhar e mantém-te focado!

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

About Ângela Ferreira

Ângela Ferreira is a nutritionist (3171N). She is graduated in Nutrition Sciences from the University of Health Sciences of Gandra and she is doing a Master's degree in Consumer Sciences and Nutrition from the University of Porto. She currently works in Sports Nutrition and Clinic Nutrition. Her goal is to actively participate in changing the population's eating habits and to demonstrate that healthy eating can be simple and practical.

Check Also

Aumentare massa muscolare

Ganhar Massa Muscular: 10 passos essenciais

Neste artigo vamos descrever uma série de passos a seguir ou fatores a ter em ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *