Início / Sem categoria / Dicas para uma recuperação mais rápida depois do treino

Dicas para uma recuperação mais rápida depois do treino

Se queremos otimizar o nosso desempenho e os nossos resultados, a fase de recuperação pós-treino é essencial para que isso ocorra.

Planeamento do treino

O fator principal para uma recuperação mais rápida depois do treino deve ser considerado ainda antes do treino. Sim, leste bem. É mesmo antes do treino que deves pensar na recuperação e isto é possível através do planeamento do treino. Este deve estar estruturado de acordo com as tuas necessidades e, como tal, o volume de treino deve ser adequado a ti. Se o teu volume de treino ultrapassar o teu limite tolerável, irás precisar de mais tempo para recuperar o músculo para a próxima sessão em que o irás treinar.

Deves, assim, estruturar o teu treino para que o músculo recupere rápido para estar apto na sessão seguinte.

Dieta adequada

O treino aliado à dieta é a maior e melhor aliança que existe no mundo do fitness. Como tal, para uma boa recuperação depois do treino é fundamental teres uma dieta adequada aos teus objetivos. Não te esqueças que o corpo precisa constantemente de adequados níveis de nutrientes para que o organismo seja eficiente e para a produção de energia.

Sono

Outro fator essencial para melhorares a tua recuperação pós-treino é o sono. Deves tentar dormir sempre entre 7 a 9 horas para que consigas estar a 100% no dia seguinte. Lembra-te que a carência de sono influencia o teu apetite.

Mais uma regra de ouro no mundo do fitness e que também te pode ajudar a recuperar depois de um treino é a consistência. Quanto mais experiência de treino possuíres, mais o teu corpo irá evoluir e será capaz de recuperar rapidamente entre treinos.

Controlar as emoções

No nosso dia a dia é normal termos uma montanha russa de emoções que nos afeta positiva ou negativamente. Na recuperação após um treino não é diferente. Deves controlar as tuas emoções pois as emoções negativas tendem a prejudicar a recuperação.

Paciência

O processo de recuperação depois do treino leva o seu tempo. Estas dicas vão-te ajudar a acelerar e otimizar o processo. Algumas destas dicas são mais fáceis de controlar do que outras mas deves ter consciência das mesmas e saber manipular cada uma delas para melhorares a tua recuperação pós-treino. É uma ótima recuperação que te vai permitir progredir e evoluir no próximo treino.

Bons treinos!

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Jorge Xavier

Jorge Xavier
Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Atividade Física e Saúde. A sua grande paixão é o treino e a sua constante procura do entendimento de todos os aspetos envolventes ao treino. O grande objetivo é poder fazer a diferença na qualidade do treino das pessoas.

Ver também...

Quais os Melhores Alimentos Anti-Stress?

Atualmente a alimentação é vista não só por ser o meio para atingir as nossas ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *