Início / Sem categoria / Dicas para rentabilizares o teu treino

Dicas para rentabilizares o teu treino

Todos nós que treinamos almejamos que o nosso treino seja produtivo e como tal ambicionamos retirar o máximo de proveito em cada treino de forma a maximizarmos os nossos resultados. Mas como será que posso rentabilizar ao máximo o meu treino?

Planeamento de Treino

Se treinas deves ter um objetivo. Para o atingires deves, inicialmente, planear um treino estruturado para atingires esse teu objetivo. De nada adianta andares a correr 10km por dia se o teu objetivo é ter a força de um powerlifter por exemplo. Então para rentabilizares ao máximo o teu treino deves trabalhar de acordo com o teu objetivo. Tendo o plano de treino também já não tens que perder tempo a pensar naquilo que vais fazer no treino.

Registo do Treino

Registar aquilo que fazes é essencial para progredires nos treinos. Torna-se mais fácil aumentar cargas/repetições se tiveres essas mesmas cargas/repetições registadas. A ideia é haver essa mesma progressão do volume de treino. O que pode acontecer se não registares é não saberes aquilo que fizeste no treino passado e como tal os teus treinos andam em constantes oscilações de cargas e repetições. Para rentabilizares o teu treino não deves perder tempo a pensar na carga que vais fazer, simplesmente olhas para o último registo e estás pronto para o exercício. 

Gosto pelo treino

Deves ter gosto pelo que fazes. O treino não é diferente. Durante o treino se estiveres a fazer algo que não gostes muito provavelmente antes de o fazeres já estas a pensar “xii não me apetecia nada”. Pensares isso não é nada bom porque não vais conseguir tirar o máximo proveito daquele exercício pois estarás em negação e a ansiar para que chegue ao final das séries. Para contrariar isso deves escolher exercícios que gostes para conseguires tirar o máximo proveito desse exercício.

Mindset

No seguimento do gosto pelo treino, tens ainda o teu Mindset. Mindset é um estado de mente (tristeza, raiva, felicidade, ansiedade). O que nós pretendemos é mudar o mindset durante o treino. Deves arranjar algo que estimule a tua mente para “arrombares” completamente cada série que faças. Por exemplo, tens aquela playlist que te dá aquele power? Deixa as melhores músicas para o fim quando já estiveres com alguma fadiga para te dar um power extra.
O mindset que queremos é isso. É ter o gosto pelo processo, a persistência nos obstáculos. Aceitar o esforço e o desconforto como uma necessidade para evolução e aprendizagem. Lembra-te que o corpo e a mente estão conectados mas a mente é que manda.

Foco

Durante o treino deves ter foco naquilo que estás a fazer e no teu objectivo. Se queres rentabilizar ao máximo evita distracções. Tenta não te perderes na conversa com as pessoas mas também não sejas anti social. Evita o uso do telemóvel para não te perderes no instagram e cumpre os tempos de descanso previstos no teu treino.

Extra:

Por algum motivo poderá haver dias em que não tens muito tempo para treinares. Também existem várias pessoas que têm sempre o seu tempo muito limitado para treinar. Vou-te deixar aqui umas dicas para mesmo com pouco tempo possas rentabilizar ao máximo o treino.

Faz o Básico

O básico funciona. E provavelmente é a melhor opção se tens pouco tempo para treinar. Não adianta teres exercícios todos XPTO que requerem uma logística enorme se não tens tempo para os preparar. Tem em conta que os exercícios unilaterais por norma também demoram mais tempo a serem executados.

Menos exercícios e mais séries

Tens também a opção de fazer menos exercícios e mais séries por exercício. Não perdes tempo a preparar o próximo exercício ou a mudar de máquina o que vai tornar o teu treino mais rápido e o volume de treino não fica prejudicado.

Técnicas Densificadoras

Podes também utilizar técnicas densificadoras: dropsets; super séries; cluster Sets; entre outras técnicas, para que no pouco tempo que tenhas disponível consigas dar o máximo de estímulo ao teu corpo.

Agora que leste este artigo vai lá rentabilizar o teu treino e dar um boost aos teus resultados.

Bons treinos!

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Jorge Xavier

Jorge Xavier
Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Atividade Física e Saúde. A sua grande paixão é o treino e a sua constante procura do entendimento de todos os aspetos envolventes ao treino.O grande objetivo é poder fazer a diferença na qualidade do treino das pessoas.

Ver também...

Receitas para ganhares músculo

Ganhar massa muscular é um grande desafio, podes estar a treinar muito bem no ginásio, ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *