Início / Nutrição / Como gerir uma dieta na época Natalícia

Como gerir uma dieta na época Natalícia

Dezembro é sinónimo de festas, almoços e jantares de empresa, reuniões de família e claro o Natal. Tentações não faltam nesta época alegre, que consequentemente trás também as preocupações com os excessos e a probabilidade de ganhar uns quilinhos.

Se te identificas com esta situação, fica até ao fim porque vou dar-te algumas dicas para saberes gerir a tua alimentação nestes dias e não teres a preocupação de chegar a janeiro com mais 3 ou 4kg.

O que acontece na época natalícia?

Além dos múltiplos almoços e jantares de empresa, do ginásio, de amigos, de família, são as prateleiras dos supermercados e cafés cheias de doces típicos desta altura do ano, fazendo com que a nossa capacidade de resistir seja posta à prova a toda a hora durante o mês inteiro!

O que tens de ter em mente, é que o problema não está na semana entre o natal e o ano novo, mas sim nos teus hábitos alimentares durante todo o ano! Não é por comer uns doces na ceia de Natal que vai prejudicar a tua composição corporal. O problema é que durante esta época somos estimulados desde o final de novembro até janeiro a consumir calorias extra, pondo de lado a nossa rotina alimentar e de treino e instaurando a mentalidade de “dia 1 de janeiro começo a dieta!”. E todos os anos é a mesma coisa, o mesmo ciclo de pensamentos e de frustração que nunca te vai trazer um resultado duradouro.

Estratégias para não fugir da dieta:

  1. Não comeces a comprar doces e chocolates logo no início do mês: o fato de os teres em casa, faz com que seja muito mais difícil resistir. Afinal quem consegue comer só um chocolatinho?
  2. Não saltes refeições e não vás com fome para os convívios: a mentalidade de “não vou lanchar para poder comer à vontade no jantar de empresa” é totalmente errada! Vais chegar ao jantar com muito mais apetite e a capacidade de resistir a todas as tentações da mesa será muito menor! Por isso opta por fazer refeições equilibradas durante o dia, de forma a que ao jantar consigas moderar os extras de forma fácil.
  3. Dá preferência aos alimentos ricos em proteína: aposta em alimentos como ovos, iogurte, queijo fresco durante os lanches de forma a manter a saciedade ao longo do dia.
  4. Não comas tudo o que estiver disponível só porque é dia de festa: analisa primeiro todas as opções disponíveis e planeia as tuas escolhas! Se gostas mais de doces e queres muito comer um sonho de natal, então nesse dia evita as entradas (ou vice versa).
  5. Faz as melhores opções dentro do que gostas: evita entradas com demasiada gordura como queijos, patês e croquetes/rissóis, evita pratos principais fritos ou com molho, dando preferência aos assados ou cozidos e acompanha com bastante salada, e opta por escolher a tua sobremesa favorita, mas em quantidade moderada, em vez de comeres uma mais light e não ficares satisfeito.
  6. Partilha as tuas escolhas: se organizares jantares em casa, ou fores a casa de amigos, oferece-te para levar uma estrada ou sobremesa com ingredientes e quantidades que tu conheces e se encaixam no teu dia a dia.
  7. Atenção às calorias líquidas: não só dos sumos e das bebidas alcoólicas, mas também do azeite! Sabia que 1 c. de sopa de azeite (10g) tem 90 kcal? Que um copo de vinho (150 mL) tem cerca de 150 kcal?
  8. Mantém os níveis de atividade física: além das idas ao ginásio ou da modalidade que praticas regularmente, estimula a tua família e amigos a fazer uma caminhada no final das refeições.

Lembra-te sempre que o natal são 2 dias e não o mês inteiro e que podes comer de tudo mas não tudo!

Se fizeres um bom planeamento destes dias e eventos vais conseguir aproveitar muito mais sem depois entrares no desespero de correr atrás dos estragos.

Desfruta desta época de forma equilibrada.

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Ana Silva

Ana Silva
Licenciada em Ciências da Nutrição, com especialização em Nutrição Clínica e Desportiva, e Técnica de Exercício Físico, exerce a sua atividade laboral essencialmente em ginásios. Há mais de 5 anos na área, tem vasta experiência no acompanhamento e transformações corporais e de estilo de vida de pessoas e atletas de todas as faixas etárias.Nome profissional e o n° da cédula: Ana Paula Silva 3546NInstagram: anapaulasilva_nutri

Ver também...

Aumentare massa muscolare

Ganhar Massa Muscular: 10 passos essenciais

Neste artigo vamos descrever uma série de passos a seguir ou fatores a ter em ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.