Início / Sem categoria / Como engordar rápido: os 7 melhores exercícios

Como engordar rápido: os 7 melhores exercícios

O motivo para fazer exercício físico varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas fazem exercício porque se querem sentir bem consigo mesmas, outras porque querem perder peso e outras porque querem ganhá-lo. Muitas vezes a dúvida está no que fazer para atingir esses objetivos. Engordar pode ser um desafio e pode ser um processo demorado para algumas pessoas, por isso é importante aprender como engordar rápido e de forma saudável. Vamos mostrar-te como aumentar o peso corporal com apenas 7 exercícios que ainda te vão ajudar a ganhar massa muscular.

Engordar de forma saudável

Muitas vezes, aqueles que querem ganhar peso são aqueles que têm mais dificuldades, ou porque têm o metabolismo acelerado, ou pouco apetite ou um ritmo de vida atarefado.

Deves estar a questionar-te:  Basta consumir mais calorias e esperar que façam efeito rapidamente? Se o teu objetivo é engordar sem qualidade, então sim!

Quando se fala em ganhar peso existem duas opções: ganhá-lo de forma saudável ou ganhá-lo de forma pouco saudável. Uma dieta equilibrada, um plano de exercícios apropriado e uma suplementação bem definida, vão fazer com que ganhes peso de forma saudável.

Claro que deves comer mais e definir o número de calorias a consumir, discriminando macros (proteínas, carboidratos e gorduras). A quantidade de nutrientes que vais ingerir é o princípio do processo associado ao “como engordar rapidamente”. A isto podes aliar alguns suplementos para ganho de peso, como por exemplo o Jumbo da Scitec Nutrition.

Mas é igualmente importante fazer exercício físico! 

Fazer exercício físico é um bom ponto de partida para quem quer engordar

Por que é que o exercício é uma boa forma de engordar?

Se queres ganhar massa muscular (hipertrofia muscular) e melhorar a tua capacidade física, é importante fazeres exercício anaeróbico (como por exemplo a musculação).

A alta intensidade e exigência de energia explosiva do exercício anaeróbico aumenta o apetite, permitindo-te comer muito mais.

Fazer exercício anaeróbico também aumenta a secreção de hormonas como a hormona do crescimento, a insulina e a testosterona, que te vão ajudar a ganhar massa muscular e peso.

  • Hormona do crescimento: é fundamental para o crescimento e regeneração das células. É a hormona que é produzida em grandes quantidades durante a puberdade, permitindo ao indivíduo crescer mais rapidamente.
  • Insulina: hormona altamente anabólica que controla os níveis de glicose e o armazenamento dos nutrientes ingeridos.
  • Testosterona: aumenta a síntese de proteína e, consequentemente, aumenta a massa muscular.

Claro que para obteres os resultados que desejas tens que fazer os exercícios certos. Abaixo, apresentamos-te 7 exercícios para ganhar músculo rapidamente

a musculação ajuda-te a ganhar massa muscular

Melhores exercícios para engordar

Os exercícios anaeróbicos como treinos de hipertrofia e de força são os mais indicados para ganhar peso rapidamente porque esse tipo de treino que, muitas vezes, envolve levantamento de pesos, é mais eficaz e desafia mais os teus músculos do que treinos de endurance. Há vários exercícios que podes fazer mas há alguns truques que podes usar para melhorar os teus resultados:

  1. Fazer 3 séries de exercícios com 8-12 repetições em cada, com um peso equilibrado (em que sintas os músculos a serem pressionados – se tiveres demasiada facilidade a levantar o peso, provavelmente está na altura de aumentar a carga).
  2. Tem atenção aos intervalos entre séries. Descansa entre 1 a 2 minutos entre séries, pois isso ajudar-te-á a recuperar e a melhorar o rendimento dos exercícios.
  3. Treina regularmente, mas não te esqueças de descansar para aumentares os efeitos do teu treino.

Os 7 melhores exercícios para engordar

Deadlifts

O exercício deadlifts (peso morto) também é bastante completo e trabalha as pernas, os braços, os glúteos, os ombros, os quadris, entre outros.

Exemplo do exercício deadlift

Bench Press

O Bench press é um exercício responsável por trabalhar especificamente os membros superiores. O peito, ombros e tríceps são os mais afetados por este exercício.

Exemplo do exercício Bench Press

Squats

Os squats trabalham vários músculos como os glúteos, os quadríceps e os abdominais.

Exemplo de um exercício de squats

Bent-over row

O exercício “remada” é bastante completo porque trabalha as costas (parte superior), a zona lombar, os abdominais, os glúteos e os braços (antebraços e bíceps).

Exemplo do exercício Bent-over row

Military press

Exercício conhecido como press militar que ajuda a desenvolver a força de peito, ombros e braços.

Exemplo do exercício military press

Barbell extensions

Barbell extensions é ótimo para desenvolveres os trícepes.

Exemplo do exercício barbell extensions

Bicep Curls

Este exercício é indicado para trabalhar os bíceps.

Exemplo de um exercício de Bicep Curls

Não te esqueças! Fazer exercício é importante para engordares, mas descansar depois do exercício é fundamental, porque no processo de recuperação pós-treino é que o teu tecido muscular se regenera e os músculos se constroem. Para saberes mais sobre o processo de recuperação não deixes de ler o nosso post sobre recuperação pós-treino.

Estes são o TOP 7 de exercícios para ganho de massa muscular que selecionámos para ti. Vê o vídeo seguinte para perceberes melhor qual a maneira correta de fazer os exercícios.

Tens mais alguma sugestão de exercícios que gostavas de partilhar connosco? Deixa um comentário abaixo 😃

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Mariana Saraiva

Mariana Saraiva
Mariana é editora no blog da Zumub. Gosta de fazer exercício ao ar livre e de investigar e partilhar conhecimento sobre fitness e nutrição. Quando não está a escrever, gosta de viajar e ler sobre lugares e pessoas.

Ver também...

energy levels

O que influencia os níveis de energia do teu corpo?

Nem todos os dias acordamos cheios de energia. Por vezes, sentimo-nos mais cansados e não ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *