Início / Nutrição / A Ciência da Marmita

A Ciência da Marmita

Um estilo de vida saudável depende de vários fatores como determinação, motivação, escolhas, conhecimento, mas também tempo!

Tempo para planear a semana, tempo para pesquisar quais as melhores opções quando não há tempo para grandes preparativos. Aliás, que tudo o que fazemos (ou não fazemos) depende diretamente do tempo que dispomos.

luke-chesser-rCOWMC8qf8A-unsplash

Primeiramente é importante salientar que, por vezes, somos nós que fazemos o nosso tempo. Isto é, escolhemos onde e como queremos dedicar o nosso tempo. É comum dizermos e/ou ouvirmos frequentemente “mas eu não tenho tempo!”. É essencial percebermos se não temos tempo ou se não estamos a saber geri-lo ou aproveita-lo da melhor forma.

Um desafio que é proposto durante a leitura deste artigo é dedicarmos um pouco do nosso tempo, a ganhar tempo. Ou melhor, a ganhar tempo e saúde. “Marmitar” poderá ser a solução para aliar o ganho de saúde e tempo.

“Mas eu chego a casa já exausta/o, ainda tenho de preparar o jantar, arrumar a cozinha, deitar os miúdos, passar tempo com o/a meu/minha companheiro/a e, no meio disto tudo ainda tenho de dormir!” Sim, de facto parece difícil encaixar o ser saudável no meio da azáfama que é a rotina semanal.

No entanto, a Marmita poderá revolucionar as nossas refeições.

pexels-ella-olsson-1640775

Seguem algumas dicas para montarmos a marmita perfeita, em pouco tempo:

Proteína, o que colocar? Lata de atum ao natural, ovo cozido, queijo magro, peito de frango/peru grelhado/assado, camarão cozido, salmão fumado, salmão grelhado desfiado, etc.

Hidratos de Carbono: massa cozida, arroz, batata, batata-doce, cuscuz, quinoa, feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas, etc.

Legumes: Legumes cozidos, grelhados, assados, salteados, estufados, saladas, etc.

Não desperdice! Encontre mais soluções e menos desculpas.

Peito de frango assado que sobrou de uma refeição: Congelem ou mantenham no frigorífico (durante 1-2 dias) e fica maravilhoso na vossa marmita.

Não têm como aquecer a comida e não gostam de arroz ou massa fria? Substituam por grão-de-bico já cozido e enlatado, que fica ótimo, mesmo não estando quente.

Sugestão de 5 marmitas fáceis, rápidas e deliciosas:

  1. Atum ao natural + ovo cozido + grão-de-bico cozido enlatado + cebola partida aos quadradinhos + cenoura raspada embalada + sementes de abóbora + mistura de folhas verdes (alface, rúcula, etc…) embalada. Podem temperar com sumo de limão, azeite e cebolinho.pumplin_seeds_500g_png222

2. Salmão fumado + massa fria + brócolos e cenoura cozidos + sementes de girassol + molho de iogurte saudável.

sunflower seeds front 500g222

3. Omelete com fiambre de peru e queijo magro + espargos grelhados + arroz basmati com quadradinhos de maçã ou maçã desidratada.

zumub_apple_chip_250g_LRG

4. Camarão salteado com pimentão-doce e sal dos himalaias + puré de batata doce e couve-flor + espinafres salteados com sumo de laranja.

zumub_himalaya_pink_salt_k250g_LRG

5. Peru estufado com pimento verde, vermelho, tomate e cebola + quinoa;

white quinoa seeds 250g front222

Em suma, não deixe que o tempo condicione as suas refeições e experimente levar consigo a marmita para qualquer lugar. As vantagens de “marmitar” são imensas: cómodo, prático e económico. Se ainda não é fã deste estilo de vida, dê uma oportunidade a si mesmo e experimente!

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

Acerca de Ângela Ferreira

Ângela Ferreira
Dr.ª Ângela Ferreira é nutricionista (317N). É licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde Gandra e frequenta o mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição na Universidade do Porto. Atualmente trabalha em Nutrição Desportiva e Clínica. O seu objetivo é participar ativamente na mudança de hábitos alimentares da população e demonstrar que a alimentação saudável pode ser algo simples e prático.

Ver também...

O papel da nutrição no reforço do sistema imunitário

O sistema imunitário é o sistema de defesa do nosso organismo, que “limpa” e combate ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *