Alergias vs intolerâncias alimentares
Alergias e intolerâncias são dois termos que costumam causar alguma confusão, pois desencadeiam sintomas muito semelhantes: náuseas, vómitos, diarreia, dores de cabeça, entre outros. Contudo, a maior parte das reações provocadas por alimentos são causadas pela intolerância e não pela alergia a esses alimentos.
O modo como esses sintomas são desencadeados é que é bem diferente:
No caso das alergias alimentares, há o envolvimento do sistema imunitário: ativação dos anticorpos que, posteriormente, ativam os mastócitos a libertarem uma substância designada por histamina (esta é responsável pelos sintomas associados à alergia). Quando os sintomas não são controlados atempadamente, pode ocorrer um choque anafilático ou mesmo a morte.
No caso da intolerância alimentar, apesar de não existir ativação de células do sistema imunitário, pode acontecer uma das seguintes situações: certos componentes ou aditivos dos alimentos atuam diretamente nos mastócitos e estes libertam histamina para a corrente sanguínea ou os sintomas podem ser provocados por substâncias (como a tiamina, a serotonina e a dopamina) que se encontram nos alimentos.
Com a entrada em vigor do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 a rotulagem dos alimentos passou a ter a obrigatoriedade de apresentar a indicação da presença de ingredientes potencialmente alergénios (mesmo por contaminação cruzada). A lista destes alergénios está no Anexo II do referido Regulamento.
Veja exemplo deste rótulo de whey:
É importante a realização de testes clínicos para determinação de alergias alimentares, pois os efeitos secundários podem ser mais sérios do que no caso das intolerâncias. Também existem testes para a determinação de possíveis intolerâncias alimentares, contudo, a sua sensibilidade tem sido posta em causa pela comunidade científica.
De qualquer forma, e sobretudo se nem sempre se sentir bem após a ingestão – atenção que, sobretudo no caso das intolerâncias, as reações não são necessariamente imediatas ou sequer no mesmo dia – há alguns alimentos que pode ter desde já em atenção, conhecidos pela sua habitual conotação com alergias e intolerâncias.
Alimentos que provocam mais reações alérgicas
Ovo, leite, noz, soja, peixe, galinha, banana, amendoim, espinafres, cacau, marisco, moluscos, uvas.
Alimentos que provocam mais casos de intolerâncias alimentares
Chocolate, tomate, peixe, canela, ruibarbo, bacalhau, nozes, atum, vinho, corantes alimentares (anetol, eugenol, mentol e cinamato).
Português
Deutsch
English
Español
Français
Italiano
Nederlands
Blog Oficial Zumub.com Mantenha-se a par das novidades no mundo do Fitness, Nutrição e Suplementação. Artigos escritos por especialistas da Zumub e profissionais convidados. 

