Início / Sem categoria / ADICIONAR FRUTOS SECOS À DIETA? MAS NÃO SÃO MUITO CALÓRICOS?

ADICIONAR FRUTOS SECOS À DIETA? MAS NÃO SÃO MUITO CALÓRICOS?

Embora muitos já pensem que é um mito, ainda existem milhares de pessoas que não comem frutos secos ou que não as valorizam devido ao seu alto teor de calorias por 100g. Todos nós já vimos pessoas a comer biscoitos e ainda assim a dizer que não a um punhado de amendoins para evitar o ganho de peso.

No entanto, evidências científicas atuais demonstram que comer frutos secos não só não engorda, como também pode contribuir para a perda de peso. Um estudo realizado por Harvard Nurses descobriu que os frutos secos podem aumentar nosso gasto energético em repouso em 11%. Isso significa que quem come frutos secos pode “queimar” mais calorias ao comê-las do que ao respirar. Isto pode acontecer devido a alguns dos nutrientes presentes nos frutos secos, como a arginina ou os bioflavonoides, e ao seu teor de fibras, embora eu queira salientar que é o conteúdo de todo o alimento que é responsável por seus benefícios. Posto isto, enfatizo a importância desta descoberta numa altura em que estamos constantemente à procura de comprimidos milagrosos para nos livrarmos daqueles quilos indesejados.

Mas a história não acaba aqui. Também foi demonstrado que um punhado de frutos secos poderia evitar o crescimento de um tumor e reduzir os níveis de inflamação do corpo. Tem-se constatado que quando comemos gorduras prejudiciais, como as manteigas animais ou processadas, a inflamação corporal aumenta. Além disso, se consumirmos azeite virgem extra em demasia, mesmo que não haja risco de inflamação, há o risco de engordarmos com calorias pobres em nutrientes e altamente energéticas. Assim, se comermos frutos secos, podemos evitar a inflamação e o ganho de gordura. Incrível, não achas? Não é nenhuma surpresa que a natureza nos fornece ferramentas úteis para vivermos mais e melhor.

Outro estudo observou que com apenas três punhados de amêndoas por dia é possível reduzir consideravelmente a inflamação geral do organismo, e também que três punhados de pistachios podem melhorar a função arterial.

Desta forma, podes sentir-te saciado, reduzir a inflamação, obter fibras, vitaminas e minerais e reduzir o colesterol, tudo de uma vez, ao apenas incluir alguns frutos secos na tua dieta. Podes fazê-lo ao comer frutos secos ao lanche da tarde, ao adicionar algumas sementes à salada ou ao incluir manteiga de amendoim no teu pequeno-almoço.

Devo acrescentar que, embora os amendoins não sejam realmente frutos secos, mas leguminosas, estes ainda fornecem os mesmos benefícios. Por exemplo, um estudo de Harvard descobriu que as mulheres em risco de doenças cardíacas que consumiam manteiga de amendoim diariamente corriam metade do risco de ter um ataque cardíaco em comparação com aquelas que não consumiam manteiga de amendoim devido ao seu teor de gordura. Assim, os amendoins fazem parte das recomendações de frutos secos, uma vez que fornecem vários benefícios e ajudam a apoiar o nosso bem-estar geral.

Portanto, ainda estiveres com dúvidas, não hesites em adicionar frutos secos à tua dieta. Além disso, estes alimentos também são adequados para quase todas as dietas, como a Vegan, Keto, sem glúten, para ganhar massa muscular ou mesmo para perder gordura.

Bibliografia

• https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19883717/

• https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2696988/

• https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18952211/

• https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2683001/

• https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20087377/

• Rajaram, S., Connell, K. y Sabaté, J. (2010). Efecto de una dieta rica en

grasas monoinsaturadas enriquecida con almendras sobre marcadores

seleccionados de inflamación: un estudio cruzado, aleatorizado y

controlado. Revista británica de nutrición, 103 (6), 907-912. doi: 10.1017

/ S0007114509992480

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19647416/

Laura Estellé García
@lauraestellenutricion
Nutricionista especializada em dieta vegan, digestão e nutrição desportiva

Comments

A informação contida neste artigo diz exclusivamente respeito à opinião do autor.

About Laura Estellé García

Check Also

Zumub oat flakes

7 receitas salgadas com flocos de aveia para emagrecer

Os flocos de aveia são um cereal e resultam do esmagamento dos grãos de aveia ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Temos algo para ti!Junta-te à nossa comunidade #strongertogether

É a tua primeira vez na Zumub? Recebe um cupão de até 10€ de desconto na tua primeira encomenda! Subscreve a nossa newsletter para saberes mais.